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dc.creatorBrito, Silvana Perrellapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:46:34Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:13:13Z
dc.date.available2007-11-09pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:13:13Z
dc.date.issued2007-09-06pt_BR
dc.identifier.citationBRITO, Silvana Perrella. O diálogo entre os quadrinhos do Superman e do Overman. 2007. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25351
dc.description.abstractThe present study intends to analyze the intertextuality established between the superhero Superman, created by Joe Shuster and Jerry Siegel and the super-hero Overman, created by the Brazilian cartoonist Laerte. Overman was chosen for the analysis of intertextuality with Superman because he is the first "over" superhero whereas Superman was the first "super"; and also because he makes an opposition between an idealized hero in a rich country, the United States, and another idealized one in a developing country, Brazil, presenting, this way, the construction of different realities. From concepts by Mikhail Bakhtin and Linda Hutcheon, the carnivalization and the parody present in the texts are discussed. A comparative analyzis is done to establish the equalities and differences between the texts and the analise purpose is to present the criticism proposed by carnavalization. The Brazilian cartoonist dialogues with Superman, when he creates a superhero whose physical appearance reminds the American hero, this way the original text is mentioned and the intertextuality is established. The aim; however, is not to confirm the mentioned text, but to alter it with the intention of provoking the laughter. Once Overman was built with an antagonistic world view if compared to Superman, he dessacralizes the hero model that had been proposed. As it is possible to perceive, Overman is a carnivalized image of Superman; having been created in a different situation and in a different socioeconomic context, he establishes a parody of Superman wich, besides presenting satirical components, also becomes a homage.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectintertextualidadepor
dc.subjectquadrinhospor
dc.subjectcarnavalizaçãopor
dc.subjectparódiapor
dc.subjectintertextualityeng
dc.subjectcomicseng
dc.subjectcarnivalizationeng
dc.subjectparodyeng
dc.titleO diálogo entre os quadrinhos do Superman e do Overmanpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.description.resumoEste trabalho pretende analisar a intertextualidade estabelecida entre os super-heróis Superman, criado por Joe Shuster e Jerry Siegel, e Overman, criado pelo cartunista brasileiro Laerte Coutinho. Essas duas personagens foram escolhidas para serem objetos da análise desta pesquisa por causa, principalmente, de dois motivos: 1) porque o Superman foi o primeiro herói ao qual foi dado o título super , enquanto o Overman foi o primeiro herói ao qual foi dado o título over ; 2) porque há entre eles uma contraposição entre um herói idealizado de um país rico, os Estados Unidos, e outro carnavalizado de um país em desenvolvimento, o Brasil, apresentando, dessa forma, a construção de realidades distintas. A partir de conceitos de Mikhail Bakhtin e Linda Hutcheon, discute-se a carnavalização e a paródia presentes nos textos. Realiza-se uma análise comparativa com base na aparência dos heróis e em seus comportamentos, com a finalidade de estabelecer semelhanças e diferenças entre os mesmos e apresentar a crítica proposta pela carnavalização, pois o cartunista brasileiro, ao criar um super-herói cuja aparência física lembra muito a do Superman, dialoga com ele, citando o texto original e estabelecendo assim a intertextualidade. Como será visto, o objetivo de Laerte, entretanto, não é o de confirmar o texto citado, mas de alterá-lo com a intenção de provocar o riso: ao construir o Overman com uma visão de mundo antagônica à do Superman, Laerte dessacraliza o modelo de herói que havia sido proposto. Dessa forma, Overman constitui uma imagem carnavalizada do Superman; tendo sido criado em situação e contexto sócio-econômico diferente, estabelece com o Superman uma paródia que, embora apresente componentes satíricos, se torna uma homenagem.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5223355580627876por
dc.contributor.advisor1Pereira, Helena Bonito Coutopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9240687015870539por
dc.contributor.referee1Campos, Norma Discini dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0026069375576358por
dc.contributor.referee2Azevedo, Wilton Luiz dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1812469494223175por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4215/Silvana%20Perrella%20Brito.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2221/1/Silvana%20Perrella%20Brito.pdf


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