Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2013-06-12
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Cavalcante, Márcia Vandineide
Orientador
Brito, Regina Helena Pires de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
Casagrande, Nancy dos Santos
Casagrande, Nancy dos Santos
Programa
Letras
Resumo
Nesta dissertação descrever-se-á como se deu o processo de planejamento e implementação do Curso de Português Instrumental (CPI) para professores da Pré-Escola de Díli, ocorrido entre fevereiro de 2008 e outubro de 2010. Tem-se como objetivo geral, a partir da análise de memoriais produzidos por participantes do CPI, verificar em que medida o Curso se tornou relevante para os docentes em relação ao aprendizado da Língua Portuguesa e em sua prática pedagógica. A metodologia utilizada neste trabalho é o relato de experiência, por entender-se que essa é a mais adequada para o tipo de estudo realizado e que facilitará a compreensão do Curso e a análises dos resultados nele obtidos. Com este estudo, percebeu-se a necessidade de uma contextualização do ensino de Língua Portuguesa em Timor-Leste e a importância de se estabelecer relação entre o ensino de Português para professores timorenses e a sua prática pedagógica. Além disso, a pesquisa considera como fatores imprescindíveis para o processo de ensino-aprendizagem de LP em Timor-Leste: valorizar a cultura local e a variedade do português timorense e buscar na língua Tétum aspectos facilitadores para o aprendizado da Língua Portuguesa.
Descrição
Palavras-chave
ensino de língua portuguesa , educação , lusofonia , Timor-Leste , East Timor , education , lusophony , Portuguese language teaching
Assuntos Scopus
Citação
CAVALCANTE, Márcia Vandineide. Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.