Show simple item record

dc.creatorZanutto, Silvia Helena Firminopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:45:36Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:13:02Z
dc.date.available2007-08-14pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:13:02Z
dc.date.issued2007-05-15pt_BR
dc.identifier.citationZANUTTO, Silvia Helena Firmino. Hipermídia: novo formato para o conhecimento. 2007. 145 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25281
dc.description.abstractThe computer s presence in the educational institution is an unquestionable and growing reality. This work suggests the pedagogical applicability of digital resources, proposing the usage of hypermedia together with information and communication technologies to support the teaching-learning process. It also shows the support change of writing through time: from ostracles to digital writing. It points out the educational professional molding to a new way, changing a crystallized educational model, in which only the teacher holds the knowledge. In this new route, the professional will execute a new posture: of a guide-teacher in the learning process. The study investigated the transpositional process of the book Vidas Secas from Graciliano Ramos to internet pages, executed by four groups of the 8th grade (mainly 13-year-old students), willing to report the experience of the usage of electronics networks as a possible didactics resource. The study mentions considerations related both to the teacher and student s work, and also the fierce of digital technologies in education. Beyond this study, it was noticed that a significant involvement of the group with the work performed occurred. It was also clear that there was a greater level of interaction between teachers and students, when they got the language resources of the internet virtual environments.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecthipermídiapor
dc.subjectensino-aprendizagempor
dc.subjectpapel do professorpor
dc.subjecthypermediaeng
dc.subjectteaching-learning processeng
dc.subjectthe teacher s roleeng
dc.titleHipermídia: novo formato para o conhecimentopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.description.resumoA presença do computador na instituição escolar é uma realidade incontestável e crescente. O presente trabalho sugere a aplicabilidade pedagógica dos recursos digitais, propondo a utilização da hipermídia e das tecnologias da informação e comunicação para apoiarem o processo de ensino-aprendizagem. Mostra, também, a mudança de suporte de escrita no transcorrer do tempo: do óstraco à escritura digital. Aponta a adequação do profissional em educação a um novo caminho, alterando um modelo cristalizado de educação, onde só o professor é o detentor do conhecimento. Nesta nova rota, o profissional passará a exercer uma outra postura: de professor-orientador da aprendizagem. O estudo investigou o processo da transposição do livro Vidas Secas de Graciliano Ramos para as páginas da Internet, executado por quatro turmas de sétima série do Ensino Fundamental, objetivando relatar a experiência do uso das redes eletrônicas como recurso didático em potencial. O estudo aponta considerações a respeito do trabalho do professor, do aluno e a força das tecnologias digitais na educação. Por meio deste estudo, constatou-se que ocorreu significativo envolvimento do grupo com o trabalho desenvolvido. Percebeu-se também um grau maior de interação entre professores e alunos, quando se apropriaram dos recursos de linguagem dos ambientes virtuais na Internet.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8140530731207261por
dc.contributor.advisor1Azevedo, Wilton Luiz dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1812469494223175por
dc.contributor.referee1Bairon, Sérgiopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8712052461153621por
dc.contributor.referee2Antônio, Jorge Luizpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1207033707524065por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4383/Silvia%20Helena%20Zanutto.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2149/1/Silvia%20Helena%20Zanutto.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record