Os mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemia

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2007-03-29
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silva, Juliana Lima da
Orientador
Brito, Regina Helena Pires de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Borges, Maria Zélia
Casagrande, Nancy dos Santos
Programa
Letras
Resumo
O texto publicitário, que se vale de recursos estilísticos e argumentativos da linguagem cotidiana para informar e manipular, caracteriza-se pela utilização racional desses instrumentos para mudar ou conservar a opinião do seu público-alvo. Embasada nos conceitos de linguagem publicitária apresentados por Sandmann (2001), esta dissertação tem como objetivo analisar peças publicitárias das cervejas da marca Bohemia, especificamente a campanha intitulada Enciclopédia Bohemia, veiculada em mídia impressa de maio a dezembro de 2004. Apoiando-se nos fundamentos da Lingüística Textual propostos por Fávero e Koch (1998), Fávero (2002) e Koch (1999), pretende-se verificar se os mecanismos de coesão mais freqüentes na elaboração dos títulos e subtítulos dos anúncios da marca citada, bem como os recursos verbais e nãoverbais, auxiliam na fixação do produto na mente do consumidor.
Descrição
Palavras-chave
linguagem publicitária , lingüística textual , mecanismos de coesão , advertising language , textual linguistics , cohesion mechanisms
Assuntos Scopus
Citação
SILVA, Juliana Lima da. Os mecanismos de coesão no anúncio publicitário da enciclopédia Bohemia. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.