Um conto e vários encontros
Arquivos
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2011-08-10
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Nicola, Nilton Cesar
Orientador
Pinto, Elisa Guimarães
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Lajolo, Marisa Philbert
Zapparoli, Zilda Maria
Zapparoli, Zilda Maria
Programa
Letras
Resumo
O presente projeto nasceu do interesse do pesquisador por novos paradigmas para o ensino e por implementar uma proposta didático-pedagógica transdisciplinar. Neste caso a proposta consistiu na leitura crítica, através de diferentes perspectivas, de um conto de Machado de Assis. Postulou-se, com base nas ideias de Edgar Morin, a complexidade das relações entre as diferentes áreas do conhecimento e se questionaram padrões reducionistas, característicos da filosofia de ensino tradicional. Contextualizar e integrar foram os objetivos do trabalho desenvolvido com os professores de Leitura e Produção de Textos, Filosofia, Sociologia, Psicologia e História, disciplinas que compõem, juntamente com Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC), a matriz curricular do primeiro semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Aplicadas e Tecnológicas do Litoral Sul/FACSUL. Projetos transdisciplinares como este, aplicáveis em todos os níveis, objetivam religar as áreas do conhecimento e valorizar o diálogo entre os saberes, de forma significativa e contextualizadora.
Descrição
Palavras-chave
didática , ensino , contextualizar , integrar , leitura , transdisciplinar , contextualize , didactic , integrate , reading , teaching , transdisciplinary