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dc.creatorSousa, Maria do Rosário Abreu e
dc.date.accessioned2019-04-02T17:54:07Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:12:21Z
dc.date.available2020-05-28T18:12:21Z
dc.date.issued2012-02-24
dc.identifier.citationSousa, Maria do Rosário Abreu e. Meninos eu li!: cartas de leitores de Sagarana a Guimarães Rosa. 2012. 210 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25213
dc.description.abstractThe purpose of the research Meninos eu li!: leitores de Sagarana escrevem a Guimarães Rosa (Readers of Sagarana write to Guimarães Rosa), whose corpus is composed of eighty five letters regarding the reception of the writer’s debut book, Sagarana, published in April 1946, and archived at the Institute of Brazilian Studies of the University of São Paulo, is to discuss the reading of these early readers in the light of the literary criticism. To accomplish this, the following steps were taken: 1)- identification of the main topics of each letter. 2)- Identification of the reading paradigms – authors, works, elements of literary criticism mentioned by the letters’ senders. 3)- Discussion of the literary criticism about the book in order to know its importance as a model for the community of readers composed by the letters’ writers. At a second stage, the correspondences were divided according to identity, as follows: unknown senders and female senders, with the aim to identify similarities and differences in the different ways of reading. Based on the theoretical assumptions of the Aesthetics of Reception, the History of Reading and the Epistolary Discourse, the research drew the following conclusions: 1 - the importance of the literary criticism as a mediator of reading. 2 - legitimating of Brazilian identity through literature. 3 - the strong presence of pre-modernist writers as reading paradigms both for the literary critics and for the letters’ writers. 4 - the growth and maturing of the Brazilian cultural market. 5 - the importance that both the State and the informal practices have in this market. 6 - the long period for maturation and materialization of the projects, announced in the letters, for expanding the book market circulation of Sagarana.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectleiturapor
dc.subjectcartaspor
dc.subjectSagaranapor
dc.subjectGuimarães Rosapor
dc.titleMeninos eu li!: cartas de leitores de Sagarana a Guimarães Rosapor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentCentro de Comunicação e Letras (CCL)por
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.description.resumoO objetivo da pesquisa Meninos eu li!: leitores de Sagarana escrevem a Guimarães Rosa, cujo corpus são oitenta e cinco cartas sobre a recepção do livro de estréia do escritor, Sagarana, publicado em abril de 1946, e arquivadas no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, é discutir a leitura desses primeiros leitores na contra-luz das críticas recebidas pelo livro. Para tanto, procedeu-se aos seguintes passos: 1)- identificação dos principais tópicos de cada carta. 2)- Identificação dos paradigmas de leitura – autores, obras, elementos de crítica literária – mencionados pelos missivistas. 3)- Discussão das críticas recebidas pelo livro a fim de mensurar seu peso como horizonte da comunidade de leitores constituída pelos missivistas. Num segundo momento recortou-se a correspondência pelo viés identitário distribuindo-a da seguinte maneira: remetentes desconhecidos e remetentes mulheres, com objetivo de identificar semelhanças e diferenças no modo de ler de diferentes leitores. Com pressupostos teóricos da Estética da Recepção, da História da Leitura e do Discurso Epistolar, a pesquisa chegou às seguintes conclusões: 1- a importância da crítica literária como mediadora da leitura. 2- a legitimação da identidade brasileira através da literatura. 3- a forte presença de escritores pré-modernistas como paradigmas de leitura tanto da crítica quanto dos missivistas. 4- o crescimento e amadurecimento do mercado cultural brasileiro. 5- a importância nesse mercado tanto do Estado quanto das práticas informais. 6 - o longo tempo de maturação e concretização de projetos, anunciados nas cartas, de expansão da circulação de Sagarana.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4210083197314726por
dc.contributor.advisor1Lajolo, Marisa Philbert
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1025607971064367por
dc.contributor.referee1Guimarães, Alexandre Huady Torres
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5647180339750545por
dc.contributor.referee2Amaral, Gloria Carneiro do
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2120597822999751por
dc.contributor.referee3Oliveira, Ana Maria Domingues de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0269505153044334por
dc.contributor.referee4Moraes, Marcos Antonio de
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3811009207158711por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/18344/Maria%20do%20Ros%c3%a1rio%20Abreu%20e%20Sousa.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3841/5/Maria%20do%20Ros%C3%A1rio%20Abreu%20e%20Sousa.pdf
dc.keywordsreadingeng
dc.keywordsletterseng
dc.keywordsSagaranaeng
dc.keywordsGuimarães Rosaeng


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