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dc.creatorBastos Neto, Adalberto
dc.date.accessioned2018-09-20T15:25:59Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:12:20Z
dc.date.available2020-05-28T18:12:20Z
dc.date.issued2018-04-25
dc.identifier.citationBASTOS NETO, Adalberto. O modo de presença da rede social: interação e visibilidade no Facebook. 2018. 117 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25205
dc.description.abstractDrawing upon the French Semiotic theory, this thesis aims at analyzing the way in which the regimes of visibility and interaction of the discourses propagated in Facebook establish a certain kind of presence of what we understand in contemporary times by social network of the internet. This network enables the exchange of instant information for 24 hours without obstacles or distances. There is, with the resources of the online universe, a space-time extension of the subject's perceptual body. In the discourses conveyed in the social network, visibility becomes an euphoric value sought at all costs, even when negatively moralized by society. In the network, being visible means, first of all, to exist, and the more visualizations occur, the more positively the speeches will be sanctioned. For example, there are many cases of unauthorized publishing of files that expose the intimacy of famous people or not. On the other hand, as they become increasingly visible, discourses from so-called social minorities have increased their density of presence and expanded their reach. This regime of maximum visibility and interaction, when added to semiotic elements from the online platform, leads the network's discourses to produce new forms of meaning, to establish new ways of contract between enunciator and enunciatee, to (re) orient values and mode of circulation of these values, and, finally, to establish the kind of presence of the social network.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectFacebookpor
dc.subjectredes sociaispor
dc.subjectvisibilidadepor
dc.subjectinteraçãopor
dc.subjectmodo de presençapor
dc.titleO modo de presença da rede social: interação e visibilidade no Facebookpor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentCentro de Comunicação e Letras (CCL)por
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.description.resumoTomando por base os pressupostos teóricos da semiótica francesa, o trabalho tem por objetivo analisar a maneira pela qual os regimes de visibilidade e interação dos discursos veiculados no Facebook instituem um determinado modo de presença daquilo que entendemos, na contemporaneidade, por rede social da internet. Essa rede possibilita a troca de informação instantânea durante 24 horas, sem obstáculos ou distâncias. Existe, com os recursos do universo online, uma ampliação espaço-temporal do corpo perceptivo do sujeito. Nos discursos veiculados na rede social, a visibilidade passa a ser um valor eufórico buscado a todo custo, mesmo quando moralizada negativamente pela sociedade. Na rede, ser visível significa, antes de tudo, existir, e, quanto mais visualizações ocorrerem, mais positivamente os discursos serão sancionados. Não são poucos, por exemplo, os casos de publicações não autorizadas de arquivos que expõem a intimidade de pessoas famosas ou não. Por outro lado, por se tornarem cada vez mais visíveis, discursos provenientes das chamadas minorias sociais têm aumentado sua densidade de presença e ampliado seu alcance. Esse regime da máxima visibilidade e interação, ao agregar-se a elementos semióticos provenientes da plataforma online de veiculação, leva os discursos da rede a produzirem novas formas de significação, a estabelecerem novas maneiras de contrato entre enunciador e enunciatário, a (re)orientarem os valores e o modo de circulação desses valores, e, por fim, a instituírem o modo de presença da rede social.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6610043717435010por
dc.contributor.advisor1Hilgert, José Gaston
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4255785040813204por
dc.contributor.referee1Barros, Diana Luz Pessoa de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4742321400577426por
dc.contributor.referee2Lopes, Ivã Carlos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4587681982666020por
dc.contributor.referee3Fiorin, José Luiz
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9543646027338523por
dc.contributor.referee4Tocaia, Luciano Magnoni
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2993730142968894por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/17024/Adalberto%20Bastos%20Neto.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3661/5/Adalberto%20Bastos%20Neto.pdf
dc.keywordssocial networkseng
dc.keywordsvisibilityeng
dc.keywordsinteractioneng
dc.keywordskind of presenceeng


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