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dc.creatorFacco, Édson Reinaldo
dc.date.accessioned2017-04-29T16:17:27Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:12:17Z
dc.date.available2020-05-28T18:12:17Z
dc.date.issued2011-03-24
dc.identifier.citationFACCO, Édson Reinaldo. O ensino de língua portuguesa no ensino médio após PCNEM: propostas e práticas. 2011. 214 f. Tese( Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25187
dc.description.abstractThe objective of this thesis is to investigate how the proposals made by the National Curricular Parameters for High Schools – PCNEM - are being implemented in the State School System of the state of São Paulo, Brazil. As many students graduate from elementary school without being proficient in their own Mother Language- competence that should be developed in school – what is sought is to verify the existing problems, especially the ones concerning the methodological approaches of the pedagogical contents. Since the implementation of the document, the federal government has not yet funded any material that may lead to the effectiveness of the proposal. In 2009, the Secretary of Education of the State of Sao Paulo launched a series of Manuals that aims at developing activities proposed by the parameters. Therefore, such material has been chosen as the source of this analysis in order to verify its applicability and balance to the PCNEM. First of all, we contextualize the implementation of the PCNs. In addition, we use the theoretical framework based on Bakhtin for both the analysis and the discussion of the proposals. We examine the PCNEM as well as the Manuals produced by the Secretary of Education of the State of Sao Paulo. Finally and we propose adequacies. We conclude that it is the beginning of an educational turning point, and that such Manuals might be taken into consideration, although it is crucial that adjustments must be made, as indicated throughout the work.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectinteraçãopor
dc.subjectensinopor
dc.subjectPCNEMpor
dc.subjectgênero textualpor
dc.subjectlíngua portuguesapor
dc.titleO ensino de língua portuguesa no ensino médio após PCNEM: propostas e práticaspor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentCentro de Comunicação e Letras (CCL)por
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo investigar como as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – PCNEM – estão sendo aplicadas na escola pública do Estado de São Paulo. Considerando que muitos discentes concluem seus estudos da educação básica sem o domínio da língua materna - competência que a escola deveria desenvolver nesses alunos -, buscamos verificar os problemas existentes, principalmente quanto às abordagens metodológicas dos conteúdos. São mais de 10 anos de implantação desses parâmetros e nesse período o governo federal não subsidiou um material que efetive essas propostas. No entanto, em 2009, a Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo lançou os Cadernos que têm como objetivo desenvolver atividades que atendam a esses parâmetros, por isso, nós os tomamos como fonte de análise, a fim de averiguar a sua aplicabilidade e a sua harmonia com os PCNEM. A fim de cumprir esse objetivo, nós percorremos o seguinte trajeto: primeiramente, fizemos uma contextualização da implantação dos PCNs; depois, abordamos os pressupostos teóricos, pautados em Bakhtin, que serviram de base para as análises e para a discussão das propostas. Realizamos as análises dos PCNEM e dos Cadernos produzidos pela Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo e propomos algumas adequações necessárias. Como resultado, vimos que estamos no início de um processo de transformação desse ensino e esses Cadernos podem ser considerados norteadores dessa ação, embora haja necessidade de ajustes - conforme sugeridas nesse trabalho -, em muitas atividades.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8691110525398604por
dc.contributor.advisor1Pinto, Elisa Guimarães
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6024055344777721por
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Maria Lucia Marcondes Carvalho
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8867051797313548por
dc.contributor.referee2Hilgert, José Gaston
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4255785040813204por
dc.contributor.referee3Zapparoli, Zilda Maria
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4010182047075748por
dc.contributor.referee4Casagrande, Nancy dos Santos
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0283876748874002por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/14103/Edson%20Reinaldo%20Facco.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3232/10/Edson%20Reinaldo%20Facco.pdf
dc.keywordsinteractioneng
dc.keywordsteachingeng
dc.keywordsPCNEMeng
dc.keywordstextual genreeng
dc.keywordsbrazilian portugueseeng


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