A constituição do sentido nos discursos de Getúlio Vargas numa perspectiva retórica
Tipo
Tese
Data de publicação
2014-08-15
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Santos, Roberto Clemente dos
Orientador
Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Pinto, Elisa Guimarães
Carvalho, Maria Teresa Nastri de
Brito, Regina Helena Pires de
Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
Carvalho, Maria Teresa Nastri de
Brito, Regina Helena Pires de
Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
Programa
Letras
Resumo
A presente tese filia-se à linha de pesquisa Procedimentos de constituição dos sentidos do discurso e do texto do programa de pós-graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Surge como fruto dos questionamentos referentes à possibilidade da existência de uma inter-relação entre a retórica e as estratégias discursivas que se preocupam com a adesão do auditório e com o discurso como responsável pela construção do sentido por meio da manifestação linguística. A partir de um procedimento teórico analítico, observando-se a capacidade da retórica e do discurso de agirem simultaneamente no campo interdiscursivo, analisam-se os textos por meio da relação entre a produção de sentido e a persuasão que se concretizam na interação entre os sujeitos. Tem-se como Objetivo Geral analisar não somente a união entre a retórica e o discurso que se preocupam com a produção de sentido, evidenciando a constituição e a posição dos sujeitos nessa construção, mas também o como ela ocorre, o que coloca em cena os Objetivos Específicos, quais sejam: 1) analisar os recursos argumentativos que fundamentam a estrutura do real (exemplo, modelo e antimodelo) por acreditar-se que como elementos retóricos, podem ser utilizados para desconstrução e reconstrução da opinião pública diante de uma produção de sentido instável e 2) analisar os procedimentos linguísticos na construção e na confirmação de uma imagem retórica como possíveis estratégias discursivas que organizam a linha de raciocínio do orador como a dêixis eu-tu-aqui-agora. Para tanto, selecionaram-se como corpora, os discursos do presidente Getúlio Dornelles Vargas, os quais foram selecionados de acordo com o contexto histórico no que tange aos posicionamentos decisivos de sua carreira política: o primeiro discurso expõe a plataforma da Aliança Liberal na campanha para as eleições de 1º de março de 1930; o segundo que apresenta o sujeito enunciador, explica as razões do golpe de Estado e da Nova Constituição; o terceiro, que define o sujeito enunciador como o candidato do povo, e não dos partidos; e o último que revela os possíveis motivos da morte do estadista. Nesses discursos, serão aplicadas as categorias mencionadas a seguir: no campo retórico, analisam-se os argumentos que fundamentam a estrutura do real e no aspecto discursivo as dêixis de pessoa, espaço e lugar. Nossos resultados apontam para a maneira como o exemplo, o modelo e o antimodelo, na perspectiva retórica, e os dêiticos de pessoa, espaço e lugar na perspectiva discursiva, estão imbricados de modo a construir o cenário interpretativo e, consequentemente, o desenvolvimento da persuasão nos textos do sujeito enunciador (Getúlio Vargas).
Descrição
Palavras-chave
análise do discurso , dêixis , retórica , persuasão , discursos de Getúlio Vargas , analyze discourse , deixis , rhetoric , persuasion , discourses Getulio Vargas
Assuntos Scopus
Citação
SANTOS, Roberto Clemente dos. A constituição do sentido nos discursos de Getúlio Vargas numa perspectiva retórica. 2014. 157 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.