Linguagem e ensino: identidade e diversidade discursiva em livros didáticos brasileiros e franceses

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Tipo
Tese
Data de publicação
2014-03-12
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Tocaia, Luciano Magnoni
Orientador
Barros, Diana Luz Pessoa de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Hilgert, José Gaston
Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
Campos, Norma Discini de
Archaimbault, Sylvie
Programa
Letras
Resumo
Esta tese pretende estudar o livro didático para o ensino de língua materna como um discurso, no Brasil e na França, e analisar os diferentes tipos de estratégias discursivas utilizadas pelo enunciador para persuadir o enunciatário, para fazê-lo crer em seu discurso. Entre essas estratégias, visamos a depreender nos discursos analisados temas e figuras que reproduzem nos textos o imaginário social, além de ajudarem a construir a imagem do ator da enunciação, imagem concreta a que se destina o discurso e que orienta o modo de presença do sujeito no mundo. O quadro teórico-metodológico desse estudo é o da semiótica discursiva de linha francesa, tal como proposta por Greimas (1983, 1994), Greimas &Courtés (2011), Barros (2002a, 2008), Fiorin (2008a, 2008b, 2009), e também a noção de gênero discursivo discutida por Bakhtin (2006). Juntam-se a esse quadro teórico principal, noções advindas da Análise do discurso de linha francesa (Maingueneau, 1995, 1997a, 1997b, 2001, 2008), da História das ideias linguísticas (Barros, 2007, 2010, 2011; Leite, 2005) e da Didática de língua materna (Simard, Dufays, Dolz, Garcia-Leblanc, 2010). A escolha dos livros didáticos analisados se deu mediante o critério de vendas de acordo com dados fornecidos, no Brasil, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e na França, por editoras. Analisou-se, neste trabalho, em um primeiro momento, para as questões de sintaxe discursiva, uma unidade de cada livro didático, verificando em que medida essa unidade contém as demais; em um segundo momento, para questões de semântica discursiva, voltou-se um olhar às obras em sua totalidade. No cotejo dos livros didáticos analisados, os resultados apontam tanto para duas formas distintas de conceber o discurso do livro didático, no Brasil e na França, quanto para a construção de paradigmas distintos de cultura.
Descrição
Palavras-chave
semiótica discursiva , ator da enunciação , manipulação , tematização e figurativização , livro didático para o ensino de língua materna , discursive semiotics , actor of enunciation , manipulation , theme and images , primary language textbooks
Assuntos Scopus
Citação
TOCAIA, Luciano Magnoni. Linguagem e ensino: identidade e diversidade discursiva em livros didáticos brasileiros e franceses. 2014. 311 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.