Aprender a ser: uma leitura interdiscursiva entre o Sermão do Monte e os Quatro Pilares da Educação
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Tese
Date
2010-04-12
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Authors
Amaral Filho, Wilson do
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Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
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Ferreira, João Cesário Leonel
Garcia, Ana Gracinda Queluz
Casagrande, Nancy dos Santos
Brito, Regina Helena Pires de
Garcia, Ana Gracinda Queluz
Casagrande, Nancy dos Santos
Brito, Regina Helena Pires de
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Letras
Abstract
Esta tese tem como objetivo principal pesquisar a interdiscursividade entre o Sermão do Monte, do Evangelho de Mateus, e os Quatro Pilares da Educação do Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI apresentado à UNESCO. De imediato se identifica o caráter ético-religioso do texto bíblico do primeiro século, enquanto que o texto do relatório revela-se político-educacional, alicerçado na cosmovisão de educação contemporânea. A pesquisa se detém num primeiro momento no exame do referencial teórico dos gêneros discursivos, das condições de produção, do ethos e da interdiscursividade, aplicados, em seguida, a cada um dos textos citados para, ao final, buscar-se e confirmar a concorrência da interdiscursividade entre esses discursos, quanto ao aprender a ser.
Description
Keywords
Sermão do Monte, Quatro Pilares da Educação , gêneros do
discurso , condições de produção , ethos , interdiscursividade , Sermon of the Mount , Four Pillars of Education , gender of
discourses , conditions of production , ethos , interdiscursivity