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dc.creatorSantos, Augusto Calefo dos
dc.date.accessioned2019-06-27T15:25:55Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:37Z
dc.date.available2020-05-28T18:11:37Z
dc.date.issued2018-12-18
dc.identifier.citationSANTOS, Augusto Calefo dos. Gamificação como estratégia pedagógica: uma experiência lúdico-educacional. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25067
dc.description.abstractThe master's thesis of the Post-Graduate Program Education Art and Cultural History of the Mackenzie Presbyterian University is part of the Educator's Training for Interdisciplinarity research and research on educational methodologies called active methodologies, specifically Gamification. The action-research proposal is linked to extension projects for teacher training focused on active methodologies, specifically the Gamification methodology, which will be analyzed as a play-educational experience with the objective of enhancing learning and the dialogic relationship between students and teachers in basic education. The objective of gamify the process of teaching and learning, is related to the resignification of the act of teaching of the teacher and of learning of the student. The theoretical basis to justify the proposal of gamification active methodologies are traditional authors such as Vygotsky, Paulo Freire and researchers in the area of games and gamification. During the workshops the processes of teacher training and feedback of their actions with students were documented through journals, filming and analysis.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectgamificaçãopor
dc.subjectformação dialógicapor
dc.subjectlúdico-educacionalpor
dc.subjectdesignpor
dc.titleGamificação como estratégia pedagógica: uma experiência lúdico-educacionalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.description.resumoA dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação Educação Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie está inserida na linha de pesquisa Formação do Educador para a Interdisciplinaridade e pesquisa sobre metodologias educacionais denominadas de metodologias ativas, especificamente Gamificação. A proposta de pesquisa-ação está atrelada a projetos de extensão para formação de professores voltado para metodologias ativas, especificamente, a metodologia Gamificação, que será analisada como a experiência lúdico-educacional com o objetivo de potencializar a aprendizagem e a relação dialógica entre alunos e professores na educação básica. O objetivo de gamificar o processo de ensino e aprendizagem, está relacionado à ressignificação do ato de ensinar do professor e de aprender do aluno. A fundamentação teórica para justificar a proposta de metodologias ativas gamificadas são autores tradicionais como Vygotsky, Paulo Freire e pesquisadores na área de games e gamificação. Durante as oficinas foram documentados os processos de formação de professores e feedback de suas ações com alunos por meio de diários, filmagens e análise.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0276221669905609por
dc.contributor.advisor1Hardagh, Cláudia Coelho
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4855101093806729por
dc.contributor.referee1Carolei, Paula
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0778199387503922por
dc.contributor.referee2Almeida, Jane Mary Pereira de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8328548533414301por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/19171/Augusto%20Calefo%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3945/5/Augusto%20Calefo%20dos%20Santos.pdf
dc.keywordsgamificationeng
dc.keywordsdialogical trainingeng
dc.keywordseducational playeng
dc.keywordsdesigneng


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