Show simple item record

dc.creatorCampoy, Rafael
dc.date.accessioned2018-09-19T18:27:02Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:35Z
dc.date.available2020-05-28T18:11:35Z
dc.date.issued2018-08-07
dc.identifier.citationCAMPOY, Rafael. Diálogos entre design e cultura: marca olímpica Rio 2016. 2018. 115 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25052
dc.description.abstractThe paper discusses the relations between design and culture, understanding the field of place marks as fertile ground for this discussion, given the evolution and new contours of design and the brand in the contemporaneity. The case study of the Rio 2016 Olympic brand aims to provide the necessary support for this dialogue. In addition to bibliographical and documentary research, interviews were conducted with key executives of the agency Tátil Design de Ideias, winner of the public competition and responsible for creating the brand. A look at creativity contributes, along with the perspective of the design methodology employed by the agency, to understand the steps, processes and decisions that guided the creation of the brand. Given the novelty of the theme in Brazil (creation of an Olympic brand), the analysis of the marks of the Munich Olympics 1972 and Barcelona 1992 is complemented. The results obtained reinforce the interdisciplinary perspective of design, in its relations with culture and creativity, point out singularities and ruptures with other Olympic brands, both in the creative process and in the visual result obtained. In addition, it qualifies the Rio 2016 brand as a legacy for Brazilian design.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectdesignpor
dc.subjectculturapor
dc.subjectcriatividadepor
dc.subjectmarca-lugarpor
dc.subjectmarca olímpicapor
dc.titleDiálogos entre design e cultura: marca olímpica Rio 2016por
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOSpor
dc.description.resumoO trabalho disserta a respeito das relações entre design e cultura, compreendendo o campo das marcas de lugar como terreno fértil para essa discussão, dada a evolução e novos contornos do design e da marca na contemporaneidade. O estudo de caso da marca olímpica Rio 2016 visa fornecer subsídios necessários a esse diálogo. Além de pesquisa bibliográfica e documental, foram realizadas entrevistas com os principais executivos da agência Tátil Design de Ideias, vencedora da concorrência pública e responsável pela criação da marca. Um olhar para a criatividade contribui, juntamente com a perspectiva da metodologia de design empregada pela agência, a compreender etapas, processos e decisões que nortearam a criação da marca. Dado o ineditismo do tema no Brasil (criação de uma marca olímpica), complementam a análise as marcas das Olimpíadas de Munique 1972 e Barcelona 1992. Os resultados obtidos reforçam a perspectiva interdisciplinar do design, em suas relações com a cultura e a criatividade, apontam singularidades e rupturas com outras marcas olímpicas, tanto no processo criativo, quanto no resultado visual obtido. Além disso, qualifica a marca Rio 2016 como um legado para o design brasileiro.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7338047727771997por
dc.contributor.advisor1Mello, Regina Lara Silveira
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0439114372762829por
dc.contributor.referee1Duarte, Marcos Nepomuceno
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9148704066781850por
dc.contributor.referee2Consolo, Maria Cecilia
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0131864652579265por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/16998/Rafael%20Campoy.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3654/5/Rafael%20Campoy.pdf
dc.keywordsdesigneng
dc.keywordsculturepor
dc.keywordscreativitypor
dc.keywordsplace brandpor
dc.keywordsolympic brandpor


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto