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dc.creatorFontes, Mariana Hossein
dc.date.accessioned2018-04-19T17:44:10Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:34Z
dc.date.available2020-05-28T18:11:34Z
dc.date.issued2018-02-19
dc.identifier.citationFONTES, Mariana Hossein. Poéticas da montagem visual: entre leituras fotográficas e pictóricas. 2018. [152] f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25040
dc.description.abstractPhotography is a form of text, which, instead of words, is composed of visual elements, which take different forms and carry different meaningful possibilities. The study is conceived in the sphere of photographic and pictorial languages, in its sensitive and intellectual dimensions. Art and thought are understood as paths that intertwine with the image readings, their dialogues and their instances of production, composition, representation and signification - which are developed through artistic creation, their own languages and their practices, thus approaching the fields of visual poetics as knowledge production. The research’s object is formed by the work of the American photographer Brooke Shaden, through which we seek for connections between photography, its historical establishment in pictorialist and photomontage movements, and painting, specifically in the contributions of cubist, dadaist and surrealist art, with the concept of visual montage as the guiding thread. The knowledge about syntax and semantics of the visual language enables the acquisition of consciousness that is linked to reading and writing with images. In this way, the research travels from imagery thinking to the dialogue between visual codes, from poetics to metalinguistic production, exploring the dual role of researcher-artist. The understanding of contemporary photography as an interdisciplinary language leads us to an understanding of the notions of montage as a procedure and as a philosophy of art. Through the concepts of intersemiosis (in which language is produced) and intersemiotics (in which language is analyzed), the production of a photographic series results as the unfolding of scientific research, as creative, expressive and poetic articulation of possibilities among theoretical modes procedures.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapor
dc.description.sponsorshipUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectBrooke Shadenpor
dc.subjectfotografiapor
dc.subjectleitura imagéticapor
dc.subjectmontagempor
dc.subjectpoética visualpor
dc.titlePoéticas da montagem visual: entre leituras fotográficas e pictóricaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIApor
dc.description.resumoA fotografia é uma forma de texto, que, no lugar de palavras, é composto por elementos visuais, os quais assumem diferentes formas e carregam possibilidades significativas diversas. O estudo é concebido na esfera das linguagens fotográfica e pictórica, em suas dimensões sensível e intelectual. Assim, arte e pensamento são compreendidos como caminhos que se entrelaçam às leituras imagéticas, seus diálogos e suas instâncias de produção, composição, representação e significação – os quais se desenvolvem por meio da criação artística, de suas linguagens próprias e de suas práticas, aproximando, dessa forma, os campos da poética visual à produção de conhecimento. O corpus da pesquisa é formado pelo trabalho da fotógrafa norte-americana Brooke Shaden, sobre o qual buscamos conexões entre a fotografia, seu estabelecimento histórico nos movimentos pictorialista e da fotomontagem, e a pintura, especificamente nas contribuições da arte cubista, dadaísta e surrealista, tendo como fio condutor o conceito de montagem visual. O conhecimento sobre sintaxe e semântica da linguagem imagética viabiliza a aquisição do caráter consciente que se atrela à leitura e à escrita com imagens. Dessa maneira, a pesquisa percorre do pensamento visual ao diálogo entre códigos imagéticos e da poética à produção metalinguística, explorando o duplo papel de pesquisadora-artista. A compreensão da fotografia contemporânea como linguagem interdisciplinar nos leva ao entendimento acerca das noções de montagem como procedimento e como filosofia da arte. Por meio de conceitos da intersemiose (em que se produz linguagem) e intersemiótica (em que se analisa a linguagem), a produção de uma série fotográfica resulta como desdobramento da pesquisa científica, como articulação criativa, expressiva e poética das possibilidades dentre os modos teóricos e procedimentais abordados.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0490261274860229por
dc.contributor.advisor1Rizolli, Marcos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4808339542698874por
dc.contributor.referee1Andrade, Maria de Fátima Ramos de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2272192785424412por
dc.contributor.referee2Demarchi, Rita de Cassia
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4770016544453387por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/16192/MARIANA%20HOSSEIN%20FONTES.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3516/7/MARIANA%20HOSSEIN%20FONTES.pdf
dc.keywordsBrooke Shadeneng
dc.keywordsimageryeng
dc.keywordsreading montageeng
dc.keywordsphotographyeng
dc.keywordsvisual poeticseng


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