Convergência das mídias: uma narrativa sobre experiências em aulas de alemão

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2018-02-01
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Machalous, Nora
Orientador
Hardagh, Claudia Coelho
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Vieira, Marili Moreira da Silva
Hessel, Ana Maria Di Grado
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A dissertação baseia-se em pesquisa qualitativa sobre práticas pedagógicas diversificadas, nas aulas de alemão no Ensino Médio do Colégio Humboldt (São Paulo, SP). Ao longo de dois anos, a pesquisadora e professora do grupo de alunos, sujeitos dessa pesquisa, planejou e acompanhou atividades pedagógicas, desenvolvidas com diferentes didáticas e mediadas por artefatos digitais e analógicos, voltadas ao estudo da língua e cultura alemã. O objetivo é analisar o trabalho com gêneros literários e sua releitura a partir de materiais produzidos pelos estudantes, tais como diários de leitura impressos, conteúdos para mídias digitais e artefatos, que provocam a convergência das mídias e a expansão da escola. A análise e interpretação dos materiais produzidos no locus da pesquisa procuraram responder o problema sintetizado nesta questão: será que as práticas pedagógicas mediadas por mídias em convergência podem expandir a escola e potencializar o aprendizado da língua e alemã? Os procedimentos metodológicos adotados contemplam o caráter qualitativo da pesquisa. Os fundamentos teóricos encontram-se no pensamento de educadores como Claudia Hardagh, Ángel L. Pérez Gómez. Lucia Santaella, Pierre Levy e André Lemos, cujas obras abordam temas e conceitos sobre as diferentes tecnologias e a convergência destas na proposta de escola expandida.
Descrição
Palavras-chave
convergência , mídias sociais , aulas de alemão , língua e cultura alemãs , literatura alemã , escola expandida , geração cibercultura
Assuntos Scopus
Citação
MACHALOUS, Nora. Convergência das mídias: uma narrativa sobre experiências em aulas de alemão. 2018. 123 p. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.