Show simple item record

dc.creatorArantes, Stella Aguillera
dc.date.accessioned2018-03-08T11:17:03Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:32Z
dc.date.available2020-05-28T18:11:32Z
dc.date.issued2017-12-11
dc.identifier.citationARANTES, Stella Aguillera. A (re)significação da experiência artística na educação de jovens e adultos. 2017. 146 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25029
dc.description.abstractThe present work sought to understand the potential of art education in youth and adult education (EJA), with the aim of investigating: How to make aesthetic and cultural experience meaningful in youth and adult education? Its objectives were: to investigate the potential of art teaching in the EJA; to research art teaching methodologies in view of the student profile of the EJA; to investigate cultural mediation as a propulsive action of encounters with art and culture for students and to discuss the formation of the teachers of the initial grades as agents of culture. For this purpose an Art Intervention Project was developed in a second year room of Elementary School I of a school of youths and adults from the central region of the city of São Paulo, with the purpose of promoting reflection on how art education has been and how it can be improved. During the project, there was the opportunity to visit with some classes the 32nd Biennial of Art of São Paulo, which generated proposals to broaden the students' art conception and offer an interdisciplinary dimension covering subjects such as body, identity, perception of itself, as well as questions that are present in contemporary times and which are relevant in the education of young people and adults. As a result, it can be said that the Intervention Project made the learning of art teaching meaningful and enjoyable for the students, as they became interested, appreciated and more involved with the discipline, broadening students’ understanding of art.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectensino de artepor
dc.subjecteducação de jovens e adultospor
dc.subjectformação de educadorespor
dc.subjectmediação culturalpor
dc.titleA (re)significação da experiência artística na educação de jovens e adultospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.resumoO presente trabalho buscou compreender as potencialidades do ensino da arte na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o intuito de investigar: Como tornar significativa a experiência estética e cultural na Educação de Jovens e Adultos? Teve como objetivos: investigar as potencialidades do ensino de arte na EJA; pesquisar metodologias de ensino de arte tendo em vista o perfil do aluno da EJA; investigar a mediação cultural como ação propulsora de encontros com a arte e a cultura para alunos e discutir a formação dos professores das séries iniciais como agentes formadores de cultura. Para isso foi desenvolvido um Projeto de Intervenção de arte em uma sala de segundo ano do Ensino Fundamental I de uma escola de jovens e adultos da região central da cidade de São Paulo com a finalidade de promover a reflexão sobre como o ensino de arte tem sido realizado e como o mesmo pode ser aprimorado. Durante a realização do projeto, houve a oportunidade de visitar com algumas turmas a 32ª Bienal de Arte de São Paulo que geraram proposições com a finalidade de ampliar a concepção de arte dos alunos e oferecer uma dimensão interdisciplinar abrangendo temas como o corpo, identidade, percepção de si, além de questões que se encontram presentes na contemporaneidade e que são relevantes na educação de jovens e adultos. Como resultado, pode-se dizer que o Projeto de Intervenção tornou o aprendizado do ensino de arte significativo e prazeroso para os alunos, pois os mesmos passaram a se interessar, apreciar e se envolverem mais com a disciplina, ampliando o entendimento dos educandos sobre arte.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2113534890877611por
dc.contributor.advisor1Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7167254305943668por
dc.contributor.referee1Silva, Adriana Camejo da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8920058240100968por
dc.contributor.referee2Alvares, Sonia Carbonell
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7900157347002133por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/15783/Stella%20Aguillera%20Arantes.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3464/5/Stella%20Aguillera%20Arantes.pdf
dc.keywordsart teachingeng
dc.keywordsyouth and adult educationeng
dc.keywordstraining of educatorseng
dc.keywordscultural mediationeng


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto