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dc.creatorPoser, Victória Boni Von
dc.date.accessioned2017-09-19T15:00:00Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:31Z
dc.date.available2020-05-28T18:11:31Z
dc.date.issued2017-08-14
dc.identifier.citationPOSER, Victória Boni Von. Autonomia da luz: um estudo das obras de Mirella Brandi x MuepEtmo e Luiz duVa. 2017.150 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25021
dc.description.abstractThis academic work is devoloped from the debate of light as an artistic autonomous language in contemporary art and ponders over the questions that this autonomy proposes. To introduce this debate a bibliographical research was made concerning light in visual arts, across different historical periods, within the interdisciplinary scope in which the technologies and languages are approached. However, the investigation in this dissertation is focused on the study of the experiences and works by renowned and active artists in the contemporary Brazilian scene: the duo Mirella Brandi x MuepEtmo and the artist Luiz duVa. The research presented here involves these contemporary artist’s critical fortune, along with unpublished interviews with the three artists during the year of 2016 and the first semester of 2017. To show the autonomy of light in their artworks, readings of the Trilogia das Cores (Color Trilogy 2010-2015), light and sound performances by the duo Mirella Brandi x MuepEtmo that research the narrative potential of these elements, along with the luminous installation Espaço Alter[ado] (Alter[ade] Space 2014-2015) and the live experiences PULSAR (PULSATE 2014-2015) by Luiz duVa were conducted. In the final considerations, this academic work shows that the light perceived and worked by the artists has an autonomous character, because it can be considered as the main element in their work. It is also believed that the light in their works sparks the debate on the issues such as narrative, materiality, the spectator’s perception and the challenges in the documentation.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectluz na artepor
dc.subjectarte contemporânea brasileirapor
dc.subjectDuva, Luizpor
dc.subjectBrandi, Mirellapor
dc.subjectMuepEtmopor
dc.titleAutonomia da luz: um estudo das obras de Mirella Brandi x MuepEtmo e Luiz duVapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.description.resumoO presente trabalho parte do debate sobre a luz como uma linguagem artística autônoma na arte contemporânea e reflete sobre questões que essa autonomia propõe. Para apresentar este debate, foi feita pesquisa bibliográfica referente à luz nas artes visuais, em diferentes períodos históricos, dentro de um escopo interdisciplinar que aborda as tecnologias e as linguagens. No entanto a investigação desta dissertação tem como foco o estudo das experiências e trabalhos de artistas reconhecidos e atuantes no cenário brasileiro contemporâneo: a dupla Mirella Brandi x MuepEtmo e o artista Luiz duVa. A pesquisa aqui apresentada envolve a fortuna crítica dos artistas contemporâneos, além de entrevistas inéditas com os três artistas no decorrer do ano de 2016 e no primeiro semestre de 2017. Para demonstrar a autonomia da luz em suas obras, foi realizada uma leitura da Trilogia das Cores (2010-2015), performances de luz e som da dupla Mirella Brandi x MuepEtmo que pesquisam o potencial narrativo destes elementos, assim como da instalação luminosa Espaço Alter[ado] (2014 – 2015) e das vivências intituladas PULSAR (2014 – 2015) de Luiz duVa. Nas considerações finais, o trabalho demonstra que a luz percebida e trabalhada pelos artistas tem um caráter autônomo, pois pode ser considerada como o elemento principal de suas obras. Acredita-se também que a luz em seus trabalhos propicia o debate sobre questões como narrativa, materialidade, percepção do espectador e os desafios na documentação.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6146600911067838por
dc.contributor.advisor1Almeida, Jane de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8328548533414301por
dc.contributor.referee1Celeste, Mirian
dc.contributor.referee2Bastos, Marcus
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/14837/Victoria%20Boni%20Von%20Poser.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3315/5/Victoria%20Boni%20Von%20Poser.pdf
dc.keywordslight in Arteng
dc.keywordsBrazilian contemporary arteng
dc.keywordsDuva, Luizeng
dc.keywordsBrandi, Mirellaeng
dc.keywordsMuepEtmoeng


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