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dc.creatorReis, Glaucia Muñoz dos
dc.date.accessioned2017-03-22T15:57:15Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:27Z
dc.date.available2020-05-28T18:11:27Z
dc.date.issued2016-12-12
dc.identifier.citationREIS, Glaucia Muñoz dos. As parcerias informais e o desenvolvimento profissional docente no ensino superior. 2016. 143 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24995
dc.description.abstractThe purpose of the current work is to analyze how the informal partnerships in the context of university collaborate on teachers’ professional development. In search of such understanding some questions have been raised: What is the contribution of informal partnerships in activating the knowledge that collaborates on professional development? Are these partnerships present in university culture? Thus, based on studies that deal with teacher training, this research has as theoretical reference: Freire (1996), Imbernon (2000), Fullan and Hargreaves (2000), Pérez Gómez (2001), Tardif and Lessard (2005), Nóvoa (2009), Forte and Flores (2009), Vaillant and Marcelo (2012), Sabino (2012), Mizukami (2013). It was chosen for a line of investigation a qualitative study with a semi-structured interview with nine Pedagogy course teachers of four universities. It was evidenced that informal and affinity partnerships have exercised large influence on professional and personal development bringing material and non-material interactions, new ways of work and new looks from the perception of the teaching partner; the concern with the formation of colleague and encouragement to Pedagogy students so that they learn to work in a collaborative way with their future peers; the necessity to give value to informal partnerships, the culture of collaboration and how they can be part of the institutional managers' view in higher teaching; the importance of stability in informal partnerships, not imposed by the institution as they may become unproductive, as propellant of professional development.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectdesenvolvimento profissional docentepor
dc.subjectparceria informalpor
dc.subjectensino superiorpor
dc.subjecttrabalho colaborativopor
dc.titleAs parcerias informais e o desenvolvimento profissional docente no ensino superiorpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo analisar como as parcerias informais no contexto da universidade colaboram no desenvolvimento profissional dos docentes. Na busca deste entendimento levantamos algumas questões: Qual é a contribuição das parcerias informais na mobilização dos saberes que colaboram no desenvolvimento profissional? Estão essas parcerias presentes na cultura universitária? Assim, apoiada em estudos que tratam da formação docente, a pesquisa tem como referencial teórico: Freire (1996), Imbernón (2000), Fullan e Hargreaves (2000), Pérez Gómez (2001), Tardif e Lessard (2005), Nóvoa (2009), Forte e Flores (2009), Vaillant e Marcelo (2012), Sabino (2012), Mizukami (2013). Para a realização da pesquisa optamos por um estudo qualitativo com entrevista semiestruturada com nove professores do curso de Pedagogia de quatro universidades. Constatamos que as parcerias informais e por afinidade têm influenciado, de maneira preponderante, no desenvolvimento pessoal e profissional; trazendo trocas materiais e imateriais, novas maneiras de se trabalhar, novos olhares a partir da percepção do parceiro docente: a preocupação com a formação do colega e o incentivo aos alunos de Pedagogia para que aprendam a trabalhar de maneira colaborativa com seus futuros pares; a necessidade da valorização das parceriais informais, da cultura da colaboração e como elas podem fazer parte do olhar dos gestores institucionais no ensino superior; a importância da permanência das parcerias informais como propulsoras de desenvolvimento profissional, que não sejam impostas pela instituição, pois podem tornar-se improdutivas.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7609150430741791por
dc.contributor.advisor1Andrade, Maria de Fátima Ramos de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2272192785424412por
dc.contributor.referee1Mizukami, Maria da Graca Nicoletti
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481por
dc.contributor.referee2Aparício, Ana Sílvia Moço
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8495340055635407por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/13442/Glaucia%20Mu%c3%b1oz%20dos%20Reis.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3130/5/Glaucia%20Mu%C3%B1oz%20dos%20Reis.pdf
dc.keywordsteaching professional developmenteng
dc.keywordsinformal partnershipeng
dc.keywordshigher educationeng
dc.keywordscollaborative workeng


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