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dc.creatorRibas, Rafael Malvar
dc.date.accessioned2017-01-06T18:43:06Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:24Z
dc.date.available2020-05-28T18:11:24Z
dc.date.issued2016-02-19
dc.identifier.citationRIBAS, Rafael Malvar. Contracultura musical brasileira: movimentos e particularidades. 2016. 114 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24978
dc.description.abstractThe aim of this work is to remember the Brazilian countercultural movements that stand during the 1960s and 1970s. It is clear that in a country of continental dimensions such as Brazil there are several local cultural demonstrations that differ and intersect on one another. The main association made by the academy and the media about our counterculture is with the Tropicália movement, which brought external features adding to the local, in an hybrid art that led to its canonization. But there were other movements, although not exalted at the same level, have significant historical and cultural value. As an example there is Udigrudi in Recife, Raul Seixas from Bahia, Grã Órdem Kavernista centralized in Rio de Janeiro, the Rock and Roll and the Progressive Rock / Psychedelic especially in large urban centers, the so-called singers “Malditos” (damned), among others.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectcontraculturapor
dc.subjectanos 60por
dc.subjectanos 70por
dc.subjectrock brasileiropor
dc.subjecttropicáliapor
dc.titleContracultura musical brasileira: movimentos e particularidadespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpor
dc.description.resumoO intuito desta dissertação é o de trazer à memória os movimentos contraculturais brasileiros que vigoraram nos anos 1960 e 1970. É evidente que em um país de dimensões continentais como o Brasil se tenha diversas manifestações culturais locais que se difiram e se interseccionam. A principal associação que a academia e a mídia fazem de nossa contracultura é com o movimento tropicalista, que trouxe características externas somando-se às locais, num hibridismo artístico que levou à sua canonização. Entretanto para além da Tropicália tivemos outros movimentos, que embora não tenham sido enaltecidos ao mesmo nível, possuem expressivo valor histórico e cultural. Como exemplo podemos citar o Udigrudi em Recife, o baiano Raul Seixas, a grã ordem Kavernista centralizada no Rio de janeiro, o Rock and Roll e o Rock Progressivo/Psicodélico especialmente nos grandes centros urbanos, os cantores denominados “Malditos”, entre outros.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4409851770659814por
dc.contributor.advisor1Hooper, Silvana Seabra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8311529534023655por
dc.contributor.referee1Ambrogi, Ingrid Hötte
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989por
dc.contributor.referee2Rozendo, Adriano da Silva
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6358987303345440por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12263/Rafael%20Malvar%20Ribas.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2953/5/Rafael%20Malvar%20Ribas.pdf
dc.keywordscountercultureeng
dc.keywords60’seng
dc.keywords70’seng
dc.keywordsbrazilian rockeng
dc.keywordstropicáliaeng


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