A disciplina de estudos amazônicos e a formação de professores do ensino fundamental : uma experiência no munícipio de Marabá-PA
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2016-10-25
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Barros, Gabriel Renan Neves
Orientador
Souza Neto, João Clemente de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Foerste, Erineu
Foerste, Erineu
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Essa pesquisa trata da disciplina de Estudos Amazônicos e a formação de professores desta disciplina no Ensino Fundamental II do munícipio de Marabá/PA. Ao realizar nossa investigação, desenvolvemos um estudo que explica o surgimento da disciplina no estado do Pará e, consequentemente, em Marabá, identificando o perfil do profissional que trabalha com a disciplina e investigando a percepção dos professores no que concerne à contribuição dos conteúdos constantes no currículo e que reforce os conhecimentos quanto à sensibilização para as questões socioambientais. A relevância social consiste em entender a disciplina como resistência às práticas de exploração e ocupação do solo, subsolo e águas amazônicas, pois as características peculiares da região amazônica nos tornam participantes de diferentes disputas de poder e nós, enquanto pesquisadores, entendemos que a existência de uma disciplina que aborde a diversidade da região amazônica fortaleça a identidade do sujeito que reside na região com o seu próprio território. O referencial teórico é composto de Apple, Goodson, Almeida, Silva, Paulo Freire, Milton Santos, Rodrigues, Pontuschka, entre outros autores que nos ajudaram a entender a concepção de currículo, as dinâmicas de (re)produção do espaço urbano, a educação no contexto amazônico e a formação de professores. Empregamos um estudo de caso com análise de documental, adotando os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa documental, aplicação de questionários e entrevistas a professores que atuam/atuaram com Estudos Amazônicos no município de Marabá-PA, e entrevistas com a mentora da disciplina (Prof.ª Drª. Violeta Refkalefsky Loureiro), com o autor da primeira dissertação sobre a disciplina (Prof. Me. Davison Hugo Rocha Alves) e também com a representante Conselho Municipal de Educação (Prof.ª Jaide das Graças Barreiros). Concluímos esta pesquisa entendendo a importância dos Estudos Amazônicos para o contexto regional, entretanto, identificamos que a disciplina, de acordo com o discurso dos professores, não alcança uma de suas finalidades; a sensibilização das questões socioambientais.
Descrição
Palavras-chave
estudos amazônicos , formação de professores , meio ambiente , geografia , currículo
Assuntos Scopus
Citação
BARROS, Gabriel Renan Neves. A disciplina de estudos amazônicos e a formação de professores do ensino fundamental : uma experiência no munícipio de Marabá-PA. 2016. 159 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.