Capacitação de professores e utilização do Ava Moodle em ambiente universitário: um estudo de caso

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2009-09-03
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Giardino, Solange
Orientador
Rizolli, Marcos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Ambrogi, Ingrid Hötte
Soares, Suely Aparecida Galli
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
O reconhecimento de uma sociedade cada vez mais tecnológica é acompanhado da necessidade de incluir nos currículos universitários habilidades e competências para lidar com as novas tecnologias. Para que o professor da sociedade do conhecimento possa inserir no processo de ensino e aprendizagem a utilização das tecnologias da informação e comunicação, se faz necessário investimento das Instituições de Ensino Superior em propiciar formação continuada a equipe docente. Nesse contexto, esta pesquisa procurou identificar os impactos ocorridos na prática pedagógica dos professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie que foram certificados no curso de formação de professores para a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle como apoio às aulas presenciais. Foi aplicado um questionário a dez professores que tiveram o maior número de recursos disponibilizados em seus cursos complementares on-line, para aferir qual o perfil destes profissionais.
Descrição
Palavras-chave
ambiente virtual , aprendizagem , educação a distância , formação de professores , distance learning , virtual learning environments , moodle , teacher education
Assuntos Scopus
Citação