Aprendizagem cooperativa na educação musical popular: estudo de caso curricular no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo - 2007/2008

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2009-02-09
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Stefanelli, Ricardo
Orientador
Contier, Arnaldo Daraya
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Ambrogi, Ingrid Hötte
Mojola, Celso Antonio
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Este trabalho Aprendizagem Cooperativa na Educação Musical Popular CLEMP tem como objetivo demonstrar conteúdos metodológicos em seus aspectos de interpretação e criação no ato de aprender cooperativamente através da integração de bandas de rock em sala de aula. Esta pesquisa procurou, através de depoimentos de professores, funcionários e alunos, documentar a história do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo CEFET-SP e a evolução do ensino de música, bem como analisar o crescimento e o aperfeiçoamento das habilidades dos alunos, de 13 a 16 anos, que, no ano de 2007, freqüentaram o primeiro ano do ensino médio nesta instituição. O referencial teórico utilizado serviu para apoiar os conceitos oriundos da psicologia escolar que derivaram de considerações em duas teorias educacionais: a da aprendizagem significativa de Ausubel e a sócio interacionista de Vygotsky. O procedimento metodológico investigado foi o da pesquisa qualitativa participativa, na qual foram selecionados três aspectos: o exploratório, por proporcionar maior familiaridade com o problema; o descritivo, por caracterizar um grupo dos alunos e também por estabelecer uma relação de cada aluno com seu instrumento; e o explicativo, por identificar fatores que contribuíram para a melhoria do grupo musical de alunos. Este trabalho estabeleceu grandes elos entre os alunos que tinham experiência musical alunos experientes com os que não tinham alunos inexperientes. Essa relação, conquistada por eles, trouxe momentos de alegria, prazer e aprendizagem com a própria cooperação, solidificando novas amizades e tornando o ambiente propício para interação de bandas de rock com suas produções e apresentações musicais.
Descrição
Palavras-chave
aprendizagem cooperativa , educação musical , música popular , habilidade técnica instrumental , metodologia de ensino , cooperative learning , musical education , popular music , instrumental skills , teaching methodologies
Assuntos Scopus
Citação
STEFANELLI, Ricardo. Aprendizagem cooperativa na educação musical popular: estudo de caso curricular no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo - 2007/2008. 2009. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.