Show simple item record

dc.creatorCarvalho, Zilma Maria Cavalheiro dept_BR
dc.date.accessioned2016-04-18T21:31:37Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:15Z
dc.date.available2008-06-06pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:11:15Z
dc.date.issued2007-09-24pt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO, Zilma Maria Cavalheiro de. A interdisciplinariedade e a hipermídia aplicadas na análise descritiva do CD-ROM "Diadorim: história local dos processos de alfabetização de crianças, jovens e adultos do município de Diadema". 2007. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24917
dc.description.abstractThis study is the effect of the hypothesis that recognizes in the hypermedia, according to the interdisciplinary proposal, innovatory potential for the model s rupture of the traditional and meaning education to found conditions to constructing of the renewed educative process. To confirm this hypothesis, we search theoretically into the principal teaching boarding that influence the Brasilian education, we study the National Curricular Parameter, we search the hypermedia and the interdisciplinarity concepts and its historical development, and we deepen the knowledges about the hypermedia s properties, the painting language and its importance in the hypermedia s conception. By means of the descriptive analysis of the CD-ROM Diadorim local history of the child, young persons and adults alphabetization process of the Diadema Municipality , we verify that the materials us the studied hypermedia is one important instrument that allow of the pupil one active reader, one co-author, one participant of the educative process. At last, we show the important relation between the knowledge s production and the public politicians of the search valorization. The Diadorim project is one proof of the binomial university and the public power can give the construction of the materials and high quality projects and to create excellent opportunities to improve the quality of the Education.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecthipermídiapor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectinterdisciplinaridadepor
dc.subjecthypermediaeng
dc.subjecteducationeng
dc.subjectinterdisciplinarityeng
dc.titleA interdisciplinariedade e a hipermídia aplicadas na análise descritiva do CD-ROM "Diadorim: história local dos processos de alfabetização de crianças, jovens e adultos do município de Diadema"por
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.resumoEste estudo é o resultado de uma hipótese que identifica, na hipermídia, a partir de uma proposta interdisciplinar, potencial inovador para a quebra dos paradigmas da educação tradicional e conteudista de forma a criar condições para a construção de processos educativos renovados. Para comprovar essa hipótese investigamos, teoricamente, as principais abordagens de ensino que influenciam a educação brasileira, analisamos os Parâmetros Curriculares Nacionais, buscamos os conceitos de hipermídia e de interdisciplinaridade e seus históricos, aprofundamos os conhecimentos sobre as características hipermidiáticas, a linguagem imagética e sua importância na concepção da hipermídia. Através da análise descritiva do CD-ROM Diadorim - História Local dos Processos de Alfabetização de Crianças, Jovens e Adultos do Município de Diadema constatamos que materiais, como a hipermídia analisada, são uma ferramenta que permite fazer do aluno um leitor ativo, um co-autor, participante do processo educativo, responsável pela sua aprendizagem. Finalmente, apontamos a importante relação entre a produção do conhecimento e as políticas públicas de valorização da pesquisa. O projeto "Diadorim é uma prova de que o binômio universidade e poder público pode proporcionar a construção materiais e projetos de alta qualidade e gerar excelentes oportunidades de enriquecimento da Educação.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4247621728359033por
dc.contributor.advisor1Bairon, Sérgiopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8712052461153621por
dc.contributor.referee1Peña, Maria de Los Dolores Jimenezpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9834111047842200por
dc.contributor.referee2Gosciola, Vicentept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5946402698411270por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10026/Zilma%20Maria%20Cavalheiro%20de%20Carvalho1.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10027/Zilma%20Maria%20Cavalheiro%20de%20Carvalho2.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2700/1/Zilma%20Maria%20Cavalheiro%20de%20Carvalho1.pdf
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2700/2/Zilma%20Maria%20Cavalheiro%20de%20Carvalho2.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record