A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2007-02-12
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Gozzi, Marcelo Pupim
Orientador
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Masetto, Marcos Tarciso
Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Esse trabalho objetiva descrever e analisar o processo de construção de um projeto coletivo realizado por um grupo de participantes do curso de Governo Eletrônico desenvolvido pela Fundap, na modalidade a distância, mediado por computador e Internet. O grupo foi constituído na comunidade de aprendizagem do curso e desenvolveu seu trabalho num espaço dessa comunidade destinado a projetos práticos, denominado comunidade de prática. São apresentadas as fases de construção desse projeto, desde a constituição do grupo até a sua conclusão, com as respectivas ações que caracterizam cada uma dessas fases. Para análise do processo, foram consideradas as características da mediação pedagógica presentes nas ações dos participantes do grupo e as características da interface virtual da comunidade em que foi desenvolvido. Posteriormente, o processo de construção do projeto é comparado a um modelo de formação de uma comunidade presencial de professores, no sentido de complementar a identificação das características importantes da constituição da comunidade de prática pesquisada no âmbito virtual. Trata-se de um estudo descritivo analítico, de natureza qualitativa. Tem como fonte de dados todos os registros da comunidade de aprendizagem e de prática relativos às mensagens relevantes para descrever e analisar o processo de construção do projeto coletivo, postadas pelos participantes do grupo que desenvolveu esse projeto.
Descrição
Palavras-chave
comunidade virtual , processo , interface virtual , mediação pedagógica , educação a distância , virtual community , process , virtual interface , pedagogic mediation , e-learning
Assuntos Scopus
Citação
GOZZI, Marcelo Pupim. A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática. 2007. 282 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.