Projeto TIM música nas escolas e a educação musical não-formal
item.page.type
Dissertação
Date
2010-02-12
item.page.ispartof
item.page.citationsscopus
Authors
Oliveira, Renato Alves de
publication.page.advisor
Contier, Arnaldo Daraya
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
publication.page.board
Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
Mojola, Celso Antonio
Mojola, Celso Antonio
publication.page.program
Educação, Arte e História da Cultura
Abstract
Este trabalho trata-se de um estudo de caso sobre o projeto Tim Música nas Escolas, desenvolvido com alunos da periferia de São Paulo. Após selecionadas 120 crianças das 5 mil que participaram de oficinas musicais, foram divididas em 4 turmas de 30 alunos, das quais tive a oportunidade de ministrar aulas de musicalização durante o período de 2003 a 2005 a uma turma da EMEF General De Gaulle situada no Jardim São Luiz, Zona Sul. No inicio de 2006 as aulas foram transferidas para a Escola do Auditório Ibirapuera e direcionadas para o aprendizado mais aprofundado do canto e de instrumentos musicais com o intuito primeiro de formarem uma Banda Sinfônica. Foi realizado um levantamento e uma análise dos trabalhos realizados com os participantes do projeto, assim como os resultados alcançados até o final de 2008. Essa pesquisa tem a ambição de auxiliar nos estudos sobre as práticas realizadas em projetos sociais com crianças que se encontram em situação de risco e que se utilizam da música como instrumento facilitador das suas ações em busca de uma inclusão social.
Description
Keywords
educação musical , educação musical não-formal , projeto social , inclusão social , musical education , no-formal musical education , social project , social inclusion