Redes sociais: um estudo exploratório sobre blogs de educação ambiental
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2010-03-31
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Targino, Edlaine Carvalho Bôtto
Orientador
Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
Oliveira, Lucila Maria Pesce de
Oliveira, Lucila Maria Pesce de
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A idéia de a pesquisa ser um tema interdisciplinar foi proposta pelo fato do curso deste mestrado também ser interdisciplinar. O presente estudo refere-se a uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório sobre a repercussão e potencialidade do blog, cuja temática é a educação ambiental. Esta pesquisa propôs investigar espaços da cibercultura que favorece cada vez mais a comunicabilidade que em outros espaços não seriam viáveis. Estes espaços virtuais, os blogs, criados inicialmente como um recurso de apoio no meio jornalístico e como diário pessoal, têm se mostrado um recurso notável para discussão de assuntos de interesse coletivo e mobilização, além disso, tem se mostrado um espaço bastante propício para o aprendizado e a disseminação do conhecimento. A investigação se deu com o mapeamento dos blogs brasileiros mais conhecidos sobre educação ambiental divulgados na mídia corrente (televisão, revista, jornais etc.), na Internet e pelos profissionais especialistas no tema: jornalistas, biólogos e educadores. Deste mapeamento selecionamos 4 (quatro) blogs brasileiros que abordam o tema educação ambiental, foram eles: Blog do Planeta, Blog Planeta Sustentável, Blog Faça a sua parte e Blog Envolverde. A estratégia de investigação adotada foi a análise de conteúdo a partir de registros nos blogs. Os resultados apontam o poder das redes sociais na disseminação de informações sobre o meio ambiente e educação ambiental, e de como lidar com as questões do planeta e o meio ambiente nas redes sociais, sob diversos aspectos (mudanças climáticas, preservação ambiental, consciência cidadã, água, lixo etc), configurando-se como um espaço valioso de debate, mobilização social e construção coletiva do conhecimento. A temática (mudanças climáticas) foi a mais comentada e abordada nos blogs, essa
disposição converge para a temática principal abordada no Encontro em Copenhagen, ocorrido em dezembro de 2009.
Descrição
Palavras-chave
blog , educação ambiental , cibercultura , blog , environmental education , cyberculture