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dc.creatorBarbosa Júnior, Waldomiro de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:43:43Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:10Z
dc.date.available2010-07-19pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:11:10Z
dc.date.issued2010-06-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24886
dc.description.abstractThe present research analyses the Technology of Information and Communication (TIC) in the personal and professional development of the employees of the Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo-Sabesp. The method used in this investigation was qualitative of exploratory kind, where we tried to gather data through consulting and analyzing the company s documents, interviews, statements, and search on internet, newspapers and specialized magazines. The theorist referential used in this analyses was based on studies about the Enterprise University, whose main researched authors were: Antunes (2000), Éboli (2004), Jarvis (2001), Meister (1999), Peña (2009); about the Society of Knowledge the main researched authors were: Crawford (1994), Drucker (1993), Lemos (2002), Nonaka e Takeuchi (1997)Severino (2007), Vasconcelos e Brito (2006); and about the Technology of Information and Communication, the main researched authors were: Castells (2002), Litwin (2001), Peña (2009, Siqueira (2005), Valente & Mattar (2007). The results show the advantages of the TIC in the education from distance programs by the Enterprise University Sabesp, whose goal is to capacitate its employees, present in 366 cities in Sao Paulo state, related to the company s strategic planning. We could conclude that despite those advantages, there is a lack of support from the management when the employees want to do the program by their own. This project concluded that the insertion of a policy of formation involving all Sabesp s employees, specially the executive ones, could contribute to the use the TIC to the personal and professional development of the company s employees.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectuniversidade corporativapor
dc.subjecteducação a distânciapor
dc.subjecttecnologia da informaçãopor
dc.subjecttecnologia da comunicaçãopor
dc.subjectsociedade do conhecimentopor
dc.subjectenterprise universityeng
dc.subjectdistance educationeng
dc.subjecttechnology of informationeng
dc.subjecttechnology of communicationeng
dc.subjectsociety of knowledgeeng
dc.titleUniversidade Empresarial Sabesp: estudo exploratório da utilização das TIC na educação corporativapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.resumoA presente pesquisa analisa as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo-Sabesp. A metodologia utilizada foi qualitativa do tipo exploratória, pela qual buscamos a todo o momento nos municiar de dados por meio de consultas e análise de documentos da empresa, entrevistas, depoimentos e buscas na Internet, jornais e revistas especializadas. O referencial teórico que pautou a análise baseou-se nos estudos sobre Universidade Corporativa, cujos principais autores pesquisados foram: Antunes (2000), Éboli (2004), Jarvis (2001), Meister (1999), Peña (2009); sobre a Sociedade do conhecimento, os principais autores estudados foram: Crawford (1994), Drucker (1993), Lemos (2002), Nonaka e Takeuchi (1997) Severino (2007), Vasconcelos e Brito (2006) e sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação, os principais autores abordados foram: Castells (2002), Litwin (2001), Peña (2009, Siqueira (2005), Valente & Mattar (2007). Os resultados apontam as vantagens das TIC nos cursos Educação à Distância realizados pela Universidade Empresarial Sabesp, com o objetivo de capacitar os seus funcionários, presentes em 366 municípios do Estado de São Paulo, voltados para o negócio e relacionados ao planejamento estratégico da empresa. Pôde-se aferir que apesar destas vantagens, depara-se com um cenário onde indica a falta de incentivo e apoio por parte das chefias, quando os funcionários pretendem realizar seus cursos por iniciativa própria. O trabalho constatou que a inserção de uma política de formação que abarque todos os setores da Sabesp, em especial as chefias, pode contribuir ainda mais para que a utilização das TIC sejam um fator decisivo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0893491165222963por
dc.contributor.advisor1Peña, Maria de Los Dolores Jimenezpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9834111047842200por
dc.contributor.referee1Haas, Celia Mariapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9653389289239837por
dc.contributor.referee2Matile, Ivanildapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5918828652607928por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4352/Waldomiro%20de%20Oliveira%20Barbosa%20Junior.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2044/1/Waldomiro%20de%20Oliveira%20Barbosa%20Junior.pdf


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