Universidade Empresarial Sabesp: estudo exploratório da utilização das TIC na educação corporativa

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2010-06-21
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Barbosa Júnior, Waldomiro de Oliveira
Orientador
Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Haas, Celia Maria
Matile, Ivanilda
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A presente pesquisa analisa as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo-Sabesp. A metodologia utilizada foi qualitativa do tipo exploratória, pela qual buscamos a todo o momento nos municiar de dados por meio de consultas e análise de documentos da empresa, entrevistas, depoimentos e buscas na Internet, jornais e revistas especializadas. O referencial teórico que pautou a análise baseou-se nos estudos sobre Universidade Corporativa, cujos principais autores pesquisados foram: Antunes (2000), Éboli (2004), Jarvis (2001), Meister (1999), Peña (2009); sobre a Sociedade do conhecimento, os principais autores estudados foram: Crawford (1994), Drucker (1993), Lemos (2002), Nonaka e Takeuchi (1997) Severino (2007), Vasconcelos e Brito (2006) e sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação, os principais autores abordados foram: Castells (2002), Litwin (2001), Peña (2009, Siqueira (2005), Valente & Mattar (2007). Os resultados apontam as vantagens das TIC nos cursos Educação à Distância realizados pela Universidade Empresarial Sabesp, com o objetivo de capacitar os seus funcionários, presentes em 366 municípios do Estado de São Paulo, voltados para o negócio e relacionados ao planejamento estratégico da empresa. Pôde-se aferir que apesar destas vantagens, depara-se com um cenário onde indica a falta de incentivo e apoio por parte das chefias, quando os funcionários pretendem realizar seus cursos por iniciativa própria. O trabalho constatou que a inserção de uma política de formação que abarque todos os setores da Sabesp, em especial as chefias, pode contribuir ainda mais para que a utilização das TIC sejam um fator decisivo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários.
Descrição
Palavras-chave
universidade corporativa , educação a distância , tecnologia da informação , tecnologia da comunicação , sociedade do conhecimento , enterprise university , distance education , technology of information , technology of communication , society of knowledge
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