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dc.creatorPenkal, Sandrapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:43:42Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:10Z
dc.date.available2007-08-14pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:11:10Z
dc.date.issued2006-08-03pt_BR
dc.identifier.citationPENKAL, Sandra. A inter-relação da arte, design e marca: Tarsila, a artista e o perfume. 2006. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24885
dc.description.abstractThe aim of this work is to study and make a reflection about the interrelation among the art, the design of products and the commercial marks of the current Cultural Industry. As a research object, the signic dimension of the Manacá/1927 image of the painter Tarsila do Amaral is considered, applied to the product marks of a company of cosmetics and perfumery section of the Brazilian market ( O Boticário ). It can be understood that in all of the times, human groups always used expression behaviors, sense manifestation and social communication, and other language ways. Therefore, the structure of this dissertation is based on a semiotic vision and of the construction of a commercial mark, through the use of artistic sources as symbolic elements that join and enlarge its value. Strong symbols confer a larger link and structure to a mark identity, giving it an easier and fast of being recognized and reminded. Great part of the Brazilian industries, in the most different sections, still doesn t possess a tradition in the use of a design based in elements typically national, resulting, this way, in the reproduction of concepts developed by other countries. Recently, however, some segments already use resources and national data in the conception, creation and development of consumption products. This way, starting from the interchange among art X design to the design X art, including the process of decoding of the work, the public can be moved toward the artistic culture and the national design can be solidified with investments to create and produce products, as demonstrated in this work.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectartepor
dc.subjectTarsila do Amaralpor
dc.subjectdesignpor
dc.subjectmarcapor
dc.subjectsemióticapor
dc.subjectarteng
dc.subjectTarsila do Amaraleng
dc.subjectdesigneng
dc.subjectmarkeng
dc.subjectsemioticseng
dc.titleA inter-relação da arte, design e marca: Tarsila, a artista e o perfumepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.description.resumoA dissertação propõe um estudo e uma reflexão sobre a inter-relação entre a arte, o design de produtos e as marcas comerciais da atual Indústria Cultural. Como objeto de pesquisa, é considerada a dimensão sígnica da obra Manacá/1927, da pintora Tarsila do Amaral, aplicada a marcas de produtos de uma empresa no setor de cosméticos e perfumaria do mercado brasileiro ( O Boticário ). Entende-se que em todos os tempos, grupos humanos sempre usaram modos de expressão, de manifestação de sentido e de comunicação social e outras formas de linguagem. Destarte, a estrutura desta dissertação está baseada numa visão semiótica e da construção de uma marca comercial, através da utilização de fontes artísticas como elementos simbólicos que agregam e ampliam o seu valor. Pois, fortes símbolos conferem maior unidade e estrutura a uma identidade de marca, tornando-a mais fácil e rápida de ser reconhecida e lembrada. Grande parte das indústrias brasileiras, nos mais distintos setores, ainda não possui uma tradição na utilização de um design fundamentado em elementos tipicamente nacionais, resultando, assim, na reprodução de conceitos desenvolvidos por outros países. Contudo, recentemente alguns segmentos já vêem utilizando recursos e dados nacionais na conceituação, criação e desenvolvimento de produtos de consumo. Deste modo, a partir do trânsito entre arte X design para o design X arte, abrangendo o processo de decodificação da obra, pode-se aproximar um pouco mais o público da cultura artística e solidificar o design nacional com investimentos na criação e produção de produtos, conforme demonstrado neste trabalho.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9288505846280191por
dc.contributor.advisor1Rizolli, Marcospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4808339542698874por
dc.contributor.referee1Bairon, Sérgiopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8712052461153621por
dc.contributor.referee2Pinatti, Antonio Eduardopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9898463737626477por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4346/Sandra%20Penkal.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2043/3/Divulga%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20autorizada%20pelo%20autor.docx


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