Narrativas na construção da inclusão
item.page.type
Dissertação
Date
2009-12-15
item.page.ispartof
item.page.citationsscopus
Authors
Trainoti, Dirce
publication.page.advisor
Ambrogi, Ingrid Hötte
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
publication.page.board
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
publication.page.program
Educação, Arte e História da Cultura
Abstract
A presente pesquisa tem como objetivo investigar o desenvolvimento do processo inclusivo no Colégio Consolata; como os professores, em seu cotidiano, vão percebendo e se interando de que estão tecendo esse processo. Duas professoras narram suas experiências de vida, dedicadas à educação e ao trabalho com crianças, com dificuldade de aprendizagem e mostram como é possível, a partir do dia-a-dia, construir um novo olhar para a relação professor-aluno, para a diversificação de metodologias, para a formação continuada e para a utilização de novos referenciais que permitam uma pratica inclusiva. Nesse sentido, o foco principal é a inclusão construída, e edificada passo a passo, proporcionando uma aprendizagem construtiva e significativa. São nas escolas que começam a despontar as pequenas e grandes diferenças, que se tornam as pequenas e grandes desigualdades, e dentro desse contexto que se deve aprender a conviver com as diferenças.
Description
Keywords
inclusão , dificuldades de aprendizagem , professor-aluno , ensino-aprendizagem , ação pedagógica , inclusion , learning disabilities , teacher-student , teaching and learning , pedagogical action