Narrativas na construção da inclusão

Thumbnail Image
item.page.type
Dissertação
Date
2009-12-15
item.page.ispartof
item.page.citationsscopus
Authors
Trainoti, Dirce
publication.page.advisor
Ambrogi, Ingrid Hötte
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
publication.page.board
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
publication.page.program
Educação, Arte e História da Cultura
Abstract
A presente pesquisa tem como objetivo investigar o desenvolvimento do processo inclusivo no Colégio Consolata; como os professores, em seu cotidiano, vão percebendo e se interando de que estão tecendo esse processo. Duas professoras narram suas experiências de vida, dedicadas à educação e ao trabalho com crianças, com dificuldade de aprendizagem e mostram como é possível, a partir do dia-a-dia, construir um novo olhar para a relação professor-aluno, para a diversificação de metodologias, para a formação continuada e para a utilização de novos referenciais que permitam uma pratica inclusiva. Nesse sentido, o foco principal é a inclusão construída, e edificada passo a passo, proporcionando uma aprendizagem construtiva e significativa. São nas escolas que começam a despontar as pequenas e grandes diferenças, que se tornam as pequenas e grandes desigualdades, e dentro desse contexto que se deve aprender a conviver com as diferenças.
Description
Keywords
inclusão , dificuldades de aprendizagem , professor-aluno , ensino-aprendizagem , ação pedagógica , inclusion , learning disabilities , teacher-student , teaching and learning , pedagogical action
item.page.scopussubject
Citation