Show simple item record

dc.creatorOliveira, Gisele Soares Gama dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:43:32Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:06Z
dc.date.available2009-09-10pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:11:06Z
dc.date.issued2009-03-16pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gisele Soares Gama de. A formação inicial de professores para o uso das TICs: um estudo exploratório do curso de pedagogia de duas universidades da cidade de São Paulo. 2009. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24865
dc.description.abstractNew technologies for information and knowledge have changed quickly, bringing new challenges for social development, what obligatory includes the education. To understand the features of the available technologies and how to integrate them effectively is completely crucial for introducing some of them in the classroom. Considering that the pedagogue is responsible for transmitting this kind of knowledge in the learning process, and the university is responsible for graduating properly this professional, this study was carried out in order to verify if competences and abilities for the use of these new technologies are being properly developed in the pedagogue´s graduation. Data were collected regarding to (1) providing disciplines on new technologies in the curriculum of Pedagogy School; (2) proposing reflections and contents in these disciplines, so that the student can really understand why and how integrate the computer in the educational practice; and (3) how adequate is the integration between the curricular proposal and the competences of the teachers responsible to teach these disciplines to the future Pedagogue. These data were obtained from two private universities (Universidade Presbiteriana Mackenzie UPM e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP), located in São Paulo city, by means of official documents provided by them, and by applying open questions to coordinators and teachers involved with such disciplines. Qualitative analysis of these data was based on the National Curricular Emends for the Pedagogy School and on recent and relevant theoretical references on the matter. Data revealed that curricular matrix provide disciplines on new technologies according to the parameters adopted for the study, and that teachers, in the general, have developed proper competences to teach such disciplines and use the necessary resources and equipments for put theory and practice together in the formation of the future pedagogue. However, although less frequently, there are still some inadequateness resulting from what seems to be pure bureaucracy, such as the criteria for selecting these teachers and the availability of space and material technological resources, which are crucial for a better professional formation regarding the effective use of new technologies.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectpedagogiapor
dc.subjecttecnologia da informaçãopor
dc.subjecttecnologia do conhecimentopor
dc.subjecteducationeng
dc.subjectpedagogyeng
dc.subjectinformation technologyeng
dc.subjectknowledge technologyeng
dc.titleA formação inicial de professores para o uso das TICs: um estudo exploratório do curso de pedagogia de duas universidades da cidade de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.resumoCom o advento das mudanças trazidas cada vez mais rapidamente pelas novas tecnologias de conhecimento e informação (TICs), deparamo-nos com novos desafios para o desenvolvimento de uma sociedade, o que inclui obrigatoriamente a Educação. Introduzir determinadas tecnologias no cotidiano da sala de aula requer compreender as características das tecnologias disponíveis e aprender a integrá-las entre si. Considerando, então, que cabe ao pedagogo transmitir esses conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem, e que cabe à universidade formar esse profissional adequadamente para o desempenho de sua profissão, procurou-se, neste estudo avaliar se, na formação do pedagogo, são desenvolvidas as competências e as habilidades pedagógicas necessárias para o uso das TIC´s. Assim, coletaram-se informações sobre (1) a oferta de disciplinas que contemplam as TIC´s na matriz curricular de cursos de Pedagogia; (2) se a proposta curricular dessas disciplinas aborda questões e conteúdos que permitem ao aluno conhecer e compreender por que e como integrar o computador em sua prática pedagógica; e (3) a adequação entre a proposta curricular das disciplinas em questão e a prática dos professores que as ministram, de modo a ampliar a compreensão de como se realiza a formação do aluno do curso de Pedagogia frente às TIC´s. Esses dados foram obtidos em duas universidades particulares localizadas na cidade de São Paulo (Universidade Presbiteriana Mackenzie UPM e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP), por meio de documentos oficiais por elas fornecidos pelas referidas universidades e de entrevistas com questões abertas aplicadas aos coordenadores dos cursos e aos professores responsáveis pelas disciplinas que contemplam as TICs. A análise qualitativa desses dados fundamentou-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia e em referenciais teóricos recentes e relevantes sobre o tema. Os dados revelaram que as matrizes curriculares do Curso de Pedagogia das duas instituições investigadas oferecem disciplinas (UPM) ou unidades temáticas (PUC-SP) que contemplam as TIC´s, em conformidade com os parâmetros adotados no estudo, e que os professores dessas disciplinas, no geral, possuem formação e experiência adequadas para ministrar as disciplinas relativas às TIC´s e utilizam recursos que são indispensáveis para a formação adequada em termos de aproximar teoria e prática. Todavia, ainda que menos freqüentes, existem ainda inadequações decorrentes de questões que parecem burocráticas, como critérios de seleção desse professor e disponibilização de espaço e recursos tecnológicos para aproximação de teoria e prática, questões essas que precisariam ser redimensionadas em prol da excelência na formação de futuros pedagogos no que tange à sua prática efetiva com as TIC´s.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6095201750548075por
dc.contributor.advisor1Peña, Maria de Los Dolores Jimenezpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9834111047842200por
dc.contributor.referee1Ambrogi, Ingrid Höttept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989por
dc.contributor.referee2Bruno, Adriana Rochapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9966072704077985por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4293/Gisele%20Soares%20Gama%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2013/3/Divulga%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20autorizada%20pelo%20autor.docx


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record