Ludicidade e patrimônio cultural: jogo de percurso com foco na aldeia de Carapicuíba/SP
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2015-06-17
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Felix, Ana Carolina Moliterno Furtado
Orientador
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Stori, Norberto
Christov, Luiza Helena da Silva
Christov, Luiza Helena da Silva
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Fundamentando-se nas questões sobre a mediação cultural, o jogo e a busca da construção de conhecimento sobre arte e patrimônio, como também no percurso e experiência como professora de arte, a presente pesquisa ampliou reflexões sobre a ludicidade na aula de arte, conectada com o patrimônio cultural. o trabalho apresenta uma pesquisa sobre jogo de percurso na escola e em instituições culturais e desenvolve um jogo tendo a aldeia de carapicuíba como foco. o jogo em suas versões foi transformado também com a participação dos alunos do ensino fundamental ii da escola estadual prof. manoel da conceição santos, no município de carapicuíba. a pesquisa revelou como o jogo, o lúdico e o patrimônio cultural podem mediar conteúdos nas aulas de arte e como os alunos interagiram com o jogo especialmente criado, vivenciando-o como instrumento de conhecimento interdisciplinar.
Descrição
Palavras-chave
arte , ludicidade , mediação cultural , patrimônio cultural , educação , art , playfulness , cultural mediation , cultural heritage , education
Assuntos Scopus
Citação
FELIX, Ana Carolina Moliterno Furtado. Ludicidade e patrimônio cultural: jogo de percurso com foco na aldeia de Carapicuíba/SP. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.