Show simple item record

dc.creatorPimentel, Fabricia Alves da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:42:46Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:10:55Z
dc.date.available2014-09-25pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:10:55Z
dc.date.issued2014-05-30pt_BR
dc.identifier.citationPIMENTEL, Fabricia Alves da Silva. Qualidade de ensino-aprendizagem nas salas multisseriadas na educação do campo capixaba. 2014. 293 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24791
dc.description.abstractThe demands and characteristics of the field capixaba multigrade schools are very diverse (maroon, fishermen, coastal, indigenous people, small farmers and large estates), but their characteristics are not considered to be developed curricula and teaching methodologies of thought. This study sought to identify characteristics of teaching proposals that best adequasse the demands of teaching in multigrade schools field. That were used for the references of scholars who re ected on popular education in particular on rural schools as Paulo Freire, Miguel Arroyo and others, as well as institutions like RACEFFAES working with teacher training in Pedagogy of Alternation and the Theory of apprenticeship significant Ausubel (1963) according to the interpretation of Moreira e Masini (1982) and Masini e Moreira (2008). The data collected and analyzed in the research pointed to the conclusion that children star in their knowledge when they are enrolled in schools where a curriculum developed is specifically designed for rural communities and teaching practices promote the active participation of students considering the previous knowledge as a point starting to build new knowledge, this is a teaching that enables meaningful learning for children.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação do campopor
dc.subjectsalas multisseriadaspor
dc.subjectpráticas de ensino-aprendizagempor
dc.subjecteducation fieldeng
dc.subjectmulti-year classeseng
dc.subjectpractices of teaching and learningeng
dc.titleQualidade de ensino-aprendizagem nas salas multisseriadas na educação do campo capixabapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.description.resumoAs demandas e especificidades das escolas multisseriadas do campo capixaba são muito diversas (quilombolas, pescadores, ribeirinhos, indígenas, pequenos agricultores e grandes latifúndios), contudo suas características não são consideradas ao serem elaborados os currículos e pensadas as metodologias de ensino. Este estudo buscou identificar características de propostas de ensino que melhor de adequasse as demandas do processo de ensino nas escolas multisseriadas do campo. Para isto foram usados as referencias de estudiosos que reetiram sobre a educação popular em especial sobre as escolas do campo como Paulo Freire, Miguel Arroyo e outros, bem como instituições como a RACEFFAES que trabalham com formação de professores na Pedagogia da Alternância e a Teoria da Apredizagem Significativa de Ausubel (1963) segundo a interpretação de Moreira e Masini (1982) e Masini e Moreira (2008). Os dados levantados e analisados na pesquisa apontaram para a conclusão que as crianças protagonizam o seu conhecimento quando estão matriculadas em escolas onde um currículo desenvolvido é elaborado especificamente para comunidades camponesas e as práticas de ensino promovem a participação ativa dos estudantes considerando os conhecimentos prévios como ponto de partida para construção de novos conhecimentos, isto é um ensino que possibilite a aprendizagem significativa para as crianças.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7542401322402167por
dc.contributor.advisor1Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzanopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7613176591861089por
dc.contributor.referee1Caldas, Roseli Fernandes Linspt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4762365735230087por
dc.contributor.referee2Bazon, Fernanda Vilhena Mafrapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4400597671073289por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4171/Fabricia%20Alves%20da%20Silva%20Pimentel.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1905/1/Fabricia%20Alves%20da%20Silva%20Pimentel.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record