As portas da música: relações com o saber a partir das músicas de alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental II

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2014-05-31
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Barbosa, Carlos Eduardo Amaral
Orientador
Ambrogi, Ingrid Hötte
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Brito, Maria Teresa Alencar de
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A presente pesquisa consiste em um estudo de caso sobre a prática do ensino de música com alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II, a partir de músicas de seus respectivos cotidianos, em uma escola particular da cidade de São Paulo, revelando uma proposta embasada em um projeto denominado Portas da Música. Os objetivos específicos consistem em analisar as contribuições da Música enquanto prática pedagógica para a formação geral do indivíduo em ambiente escolar, e também em refletir sobre o papel docente e seus objetivos de ensino, enquanto mediador da aprendizagem e da construção do saber. Os fundamentos teóricos buscaram autores como Paulo Freire, Antônio Severino, Arminda Aberastury, Michael Young, Keith Swanwick, Teca Alencar de Brito, Sérgio Figueiredo, Maura Penna e Maria de Lourdes Sekeff, entre outros, assim como, para analisar o material escrito produzido pelos alunos no decorrer do ano letivo, utilizamos a teoria da relação com o saber , de Bernard Charlot, que diz respeito às relações epistêmicas, sociais e de identidade. Concluímos que, das relações estabelecidas pelos alunos com o saber e o aprender a partir de canções de seus cotidianos, construiu-se saberes de naturezas disciplinar, musical, que ampliaram as possibilidades de interação com o saber humano Música; e não disciplinares, de caráter filosófico-epistêmico-existencial, que possibilitaram aos educandos novas visões de mundo e de si mesmos, contribuindo direta e dignamente para o processo de humanização de cada indivíduo, para a realização digna do ser cultural sobre o ser puramente biológico, fim último da educação mediadora.
Descrição
Palavras-chave
educação mediadora , educação musical escolar , música e ensino fundamental II , adolescentes e música , música como objeto-saber , mediatory education , school musical education , music and Brazilian ensino fundamental II , teenagers and music , music of knowledge object
Assuntos Scopus
Citação
BARBOSA, Carlos Eduardo Amaral. As portas da música: relações com o saber a partir das músicas de alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental II. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.