Show simple item record

dc.creatorPelizon, Maria Helenapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:42:37Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:10:53Z
dc.date.available2007-08-14pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:10:53Z
dc.date.issued2007-03-13pt_BR
dc.identifier.citationPELIZON, Maria Helena. O ensino de ciências na educação da infância numa perspectiva cultural e científica: análise de aprendizagens de alunos-professores do Programa de Educação Continuada- Formação Universitária/municípios. 2007. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24780
dc.description.abstractThe teaching of science found in most Brazilian Primary and Preschools is characterized by low level science education. Teachers lack of deep knowledge of scientific concepts and the mechanical use of didactic guides, without deeper understanding of the field, result in unmeaning teaching for the children who loose the opportunity to acquire a good start in science education. This research analyses the contribution of science education workshops, The teaching of Science in an interdisciplinary approach developed in January and July of 2004 at the School of Education of the University of São Paulo, as part of a Teacher s Education Program (PEC- Formação Universitária) with the goal to help Primary and Preschool teachers to reflect upon and transform their ways of teaching Science. We want to found out the contributions of the workshops for their scientific education and for their work with the children in classroom. The research is a descriptive and analytical study developed in two phases: first, the development and analyses of the workshops and second, two case studies, one preschool teacher and one primary school teacher in their classrooms. The data collected and analyzed give evidence that there were important gains in teachers science education, related both to the acquisition of specific science knowledge, as also pedagogical teaching methods and approaches. On the other hand it also points out the need for public educational policies that include continuing education for teachers, pedagogical supervision and support for the development of collective team work in the schools, which are essential for each teacher to develop better ways of teaching.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação continuadapor
dc.subjectensino de ciênciaspor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjecteducação infantilpor
dc.subjectséries iniciais do ensino fundamentalpor
dc.subjectcontinuous educationeng
dc.subjectlifelong learningeng
dc.subjectscience educationeng
dc.subjectteacher educationeng
dc.subjectpreschool educationeng
dc.subjectprimary educationeng
dc.titleO ensino de ciências na educação da infância numa perspectiva cultural e científica: análise de aprendizagens de alunos-professores do Programa de Educação Continuada- Formação Universitária/municípiospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.resumoO ensino de Ciências praticado pela maioria dos professores das séries iniciais do ensino fundamental e educação infantil de escolas públicas brasileiras tem-se caracterizado por uma prática escolar na qual a educação científica deixa muito a desejar. Muitas vezes, por insegurança ou por medo de não dominarem assuntos específicos das Ciências Naturais, os professores acabam lidando com informações e/ou conceitos que não entendem, presentes nos livros didáticos. Assim, passam a desenvolver um ensino de Ciências empobrecido e carente de atividades interessantes, prazerosas e significativas que contribua para a formação de um pensamento científico nas crianças. O que se observa é uma repetição de temas e atividades ao longo dos primeiros anos de escolaridade das crianças. Frente a este contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições que a proposta desenvolvida na Oficina O ensino de Ciências numa abordagem interdisciplinar , ministradas durante as semanas presenciais de janeiro e julho de 2004, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, como parte do Programa de Educação Continuada- Formação Universitária, trouxe para a formação científica e para a prática pedagógica de professores de educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental. A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo descritivo analítico, de natureza qualitativa, realizada em duas etapas: a primeira o desenvolvimento e análise das Oficinas e a segunda, dois estudos de caso, um envolvendo uma professora de Educação Infantil e outro uma professora das séries iniciais do Ensino Fundamental. Os dados da pesquisa mostram que houve aprendizagens dos professores tanto na aquisição de conhecimentos específicos da área, como em relação a conhecimentos pedagógicos necessários ao ensino. No entanto, a falta de políticas públicas de acompanhamento e continuidade da formação e a ausência de um trabalho coletivo nas unidades escolares desestimulam as professoras a se aventurarem numa proposta diferenciada, que acreditam, mas que, representa ousadia no contexto escolar.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5250236478330365por
dc.contributor.advisor1Mizukami, Maria da Graça Nicolettipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481por
dc.contributor.referee1Sanchez, Petra Sanchezpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8981709844306799por
dc.contributor.referee2Dias, Marina Célia Moraespt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5217443025440025por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4116/Maria%20Helena%20Pelizon.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1891/1/Maria%20Helena%20Pelizon.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record