Show simple item record

dc.creatorBiazoli, Paulo Henrique Amorimpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:42:26Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:10:49Z
dc.date.available2013-12-14pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:10:49Z
dc.date.issued2012-08-15pt_BR
dc.identifier.citationBIAZOLI, Paulo Henrique Amorim. Professores de matemática da educação básica: relações entre literatura e conhecimento profissional. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24755
dc.description.abstractEsta tesis tiene como objetivo conocer y analizar la relación entre los profesores de matemáticas y la literatura y si dichos profesionales reconocen en el arte literario algún valor formativo, sea personalmente o profesionalmente. De manera más especifica, la intención es conocer y comprender las causas del posicionamiento de estos profesionales frente a la literatura y certificarse si es, realmente, y de qué manera, indispensable al que enseña y, particularmente a los docentes de matemáticas. Para buscar tales referencias se entrevistaron seis profesores de matemáticas, algunos aun estudiantes de licenciatura con experiencias variadas en el magisterio de la Educación Básica. Los participantes se eligieron considerando el contexto del que hacíam parte, o sea, profesores de matemáticas que participaban del Foro de Licenciaturas. Además, se realizaron pesquisas bibliográficas para cimentar dicho estudio, principalmente sobre literatura, proceso de creación y referentes a la temática de las sabidurías docentes. Los resultados revelan buenas sorpresas, como la aproximación de los profesores de matemáticas hacia la literatura, pero también confirman una situación molesta con relación a la forma como la literatura brasileña sigue siendo comprendida en el escenario educativo ocupado por los estudiantes de la Educación Básica que actualmente ocupan puestos en Universidades y cómo las obras literarias son entendidas, valoradas y utilizadas por profesores de matemáticas.spa
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação cultural e humanística de professorespor
dc.subjectprofessor-leitorpor
dc.subjectsaberes docentespor
dc.subjectliteratura e professores de matemáticapor
dc.subjectcriação matemáticapor
dc.subjectcriação literáriapor
dc.subjectsabidurías docentesspa
dc.subjectformación de profesoresspa
dc.subjectformación cultura y humanísticaspa
dc.subjectcreación matemáticaspa
dc.subjectcreación literariaspa
dc.subjectprofesor-lectorspa
dc.titleProfessores de matemática da educação básica: relações entre literatura e conhecimento profissionalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.resumoA dissertação teve como objetivo central conhecer e analisar como professores de Matemática se relacionam com a Literatura e se reconhecem nela algum valor formativo no âmbito pessoal e profissional. De maneira mais específica, o intuito foi conhecer e compreender as causas do posicionamento desses profissionais frente à Literatura e verificar se ela é, efetivamente, e de que forma, indispensável àquele que ensina e, particularmente, aos professores de Matemática. Para buscar tais respostas foram entrevistadas entrevistas semi-estruturadas - seis pessoas ligadas ao ensino e aprendizagem de matemática, sendo seis professores de Matemática e cinco deles ainda estudantes de licenciatura, com experiências variadas no magistério da Educação Básica. A escolha dos participantes foi feita em função do contexto em que estavam inseridos, isto é, professores de matemática que participavam de um fórum de licenciaturas. As pesquisas bibliográficas que alicerçarem o estudo voltaram-se principalmente para Literatura, Processo de Criação e Saberes Docentes. Os resultados revelaram, em alguns casos, a aproximação de professores de Matemática da Literatura, mas também ratificaram um quadro incômodo no que se refere à forma como a Literatura Brasileira foi compreendida e apropriada no cenário educativo ocupado pelos estudantes da Educação Básica que se se formam professores em Universidades. Revelaram, ainda, como as obras literárias são entendidas, valorizadas e utilizadas por professores de Matemática.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3488850969915311por
dc.contributor.advisor1Tancredi, Regina Maria Simões Puccinellipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7581179241493847por
dc.contributor.referee1Mizukami, Maria da Graça Nicolettipt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481por
dc.contributor.referee2Romanatto, Mauro Carlospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2835177629025409por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4094/Paulo%20Henrique%20Amorim%20Biazoli.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1864/1/Paulo%20Henrique%20Amorim%20Biazoli.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record