Elementos para a compreensão do desenho anatômico: uma metodologia do ensino do desenho dinâmico da figura humana para estudantes de artes visuais
Arquivos
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2013-02-25
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Jubran, Alexandre
Orientador
Stori, Norberto
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Silveira, Isabel Orestes
Rampazzo, Loris Graldi
Rampazzo, Loris Graldi
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
O presente trabalho discute o processo de aprendizagem do desenho à mão livre e particularmente do desenho da figura humana e as linguagens e metodologias nessa forma de expressão; e modelos de desenho dirigidas a estudantes de artes visuais. A leitura de textos relacionados ao desenho e a seu significado, o aspecto cognitivo e filosofias aplicadas ao estudo da figura dão a base para linhas de leitura do objeto humano, que propõem um olhar contemporâneo para esse aprendizado como experiência pessoal, somada a possíveis referências para a compreensão das formas gerais de aprendizado do desenho, bem como de sua pedagogia. Além da introdução e das notas finais, a dissertação é estruturada em cinco partes, tratando de temas como linhas de desenho e seus modelos históricos e contemporâneos coexistentes; o aprendizado por meio da assimilação destes; e o lugar possível da técnica e das proporções do desenho com considerações sobre a pedagogia do desenho, o professor como mediador e a sistematização do processo de desenvolvimento do autor como professor de turmas de desenho à mão livre.
Descrição
Palavras-chave
desenho , figura humana , aprendizagem , memória , técnica , linguagem , drawing , human figure , learning , memory , technique , language