Elementos para a compreensão do desenho anatômico: uma metodologia do ensino do desenho dinâmico da figura humana para estudantes de artes visuais

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2013-02-25
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Jubran, Alexandre
Orientador
Stori, Norberto
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Silveira, Isabel Orestes
Rampazzo, Loris Graldi
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
O presente trabalho discute o processo de aprendizagem do desenho à mão livre e particularmente do desenho da figura humana e as linguagens e metodologias nessa forma de expressão; e modelos de desenho dirigidas a estudantes de artes visuais. A leitura de textos relacionados ao desenho e a seu significado, o aspecto cognitivo e filosofias aplicadas ao estudo da figura dão a base para linhas de leitura do objeto humano, que propõem um olhar contemporâneo para esse aprendizado como experiência pessoal, somada a possíveis referências para a compreensão das formas gerais de aprendizado do desenho, bem como de sua pedagogia. Além da introdução e das notas finais, a dissertação é estruturada em cinco partes, tratando de temas como linhas de desenho e seus modelos históricos e contemporâneos coexistentes; o aprendizado por meio da assimilação destes; e o lugar possível da técnica e das proporções do desenho com considerações sobre a pedagogia do desenho, o professor como mediador e a sistematização do processo de desenvolvimento do autor como professor de turmas de desenho à mão livre.
Descrição
Palavras-chave
desenho , figura humana , aprendizagem , memória , técnica , linguagem , drawing , human figure , learning , memory , technique , language
Assuntos Scopus
Citação