Show simple item record

dc.creatorTuriani, José Luis de Melopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:42:12Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:10:44Z
dc.date.available2011-12-12pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:10:44Z
dc.date.issued2011-10-06pt_BR
dc.identifier.citationTURIANI, José Luis de Melo. Formação continuada de professores e TIC: contribuição do Curso Mídias na Educação . 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24727
dc.description.abstractThis work is part of research on learning in continuing education, regarding the use of the mode of distance education as a tool to complement their Professional qualifications. The study is participating public school teachers who participated in a program of continuing education through distance learning mode - Distance Learning, Course in Media Education, in partnership MEC - Ministry of Education and Universities agreements. The research question was: "What contributions teachers attending the course in Media Education indicate as important to their teaching," that is, as these teachers acquire knowledge and how to teach their discipline to their students through the course in Media Education. We have studied the formation processes provide - as perceived by the participants of the course in Media Education and the model DL exercising intermediation function. The research analyses the process of constructing new knowledge, the practical use of knowledge built into the day-to-day teachers' course participants. It is based on historically Mizukami (2004), Shulman (apud MIZUKAMI, 2004) and TARDIF (2008), being the main source of data consisted of a questionnaire. The results are favourable to expanding the knowledge base; acquire new knowledge and its application in day-to-day work, expanding the knowledge base and improvement of teaching practice, share knowledge and practices with their peers, by the adoption of the model continuing education school and to promote new thinking about using this mode for teacher education in actingeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação continuada de professorespor
dc.subjecteducação a distânciapor
dc.subjectdesenvolvimento da docênciapor
dc.subjectTICpor
dc.subjectteacher continuing educationeng
dc.subjectdistance educationeng
dc.subjectdevelopment of teachingeng
dc.subjectICTeng
dc.titleFormação continuada de professores e TIC: contribuição do Curso Mídias na Educaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.resumoO presente trabalho insere-se nos estudos sobre a aprendizagem continuada de professores, no que diz respeito à utilização da modalidade de ensino a distância como ferramenta para complementar suas qualificações profissionais. O estudo tem como participantes professores da rede pública que participaram de um programa de Formação Continuada na modalidade EaD Ensino a Distância, do curso Mídias na Educação, em uma parceria MEC Ministério da Educação e Universidades conveniadas. A questão da pesquisa foi: Que contribuições professores que frequentam o curso Mídias na Educação indicam como importantes para suas práticas pedagógicas, ou seja, como esses professores adquirem conhecimentos e como ensinam sua disciplina aos alunos, com o curso Mídias na Educação? Estudaram-se os processos formativos propiciados segundo a percepção dos participantes do curso Mídias na Educação assim como o modelo EaD exercendo função de intermediação. A pesquisa analisa o processo de construção de novos conhecimentos, a utilização prática dos conhecimentos construídos no diaa- dia dos professores participantes do curso. Fundamenta-se historicamente em Mizukami (2004), Shulman (apud MIZUKAMI, 2004) e Tardif (2008) e tem como fonte principal de dados um questionário. Os resultados são favoráveis à ampliação da base de conhecimentos: aquisição de novos conhecimentos e sua aplicação no dia-a-dia profissional, ampliação da base de conhecimentos e melhora da prática docente, compartilhamento dos conhecimentos e práticas com seus pares, pela adoção do modelo de formação continuada estudado e favorecem novas reflexões sobre o uso desta modalidade para ensino de professores em exercíciopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5260294363050993por
dc.contributor.advisor1Mizukami, Maria da Graça Nicolettipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481por
dc.contributor.referee1Peña, Maria de Los Dolores Jimenezpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9834111047842200por
dc.contributor.referee2Reali, Aline Maria de Medeiros Rodriguespt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3250195451890332por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4017/Jose%20Luis%20de%20Melo%20Turiani.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1835/1/Jose%20Luis%20de%20Melo%20Turiani.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record