Linguagem - intensidade - performance
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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2011-06-21
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Mori-leite, Thiago
Orientador
Rizolli, Marcos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mello, Regina Lara Silveira
Held, Maria Sílvia Barros de
Held, Maria Sílvia Barros de
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Este trabalho parte de uma averiguação de como as linguagens artísticas da música e da pintura podem intercambiar elementos estéticos através do modo como os artistas organizam, ou, às vezes, desorganizam toda linguagem estrutural vigente durante o processo de criação de suas obras.
Logo após a segunda grande guerra mundial, a cidade de Nova Iorque abrigava artistas de áreas distintas, fomentando o aparecimento de vários movimentos artísticos, entre eles duas vanguardas artísticas que se destacavam pelo improviso e pelo caráter de espontaneidade durante o processo criativo: o Free-Jazz de John Coltrane e a Action Painting de Jackson Pollock.
Os dois movimentos artísticos sempre estiveram entrelaçados dando suporte um ao outro. Suas linguagens pertencem a matrizes diferentes, mas seus elementos se transfiguram nas duas esferas.
Analisando semiótica e esteticamente as performances de um músico de jazz e de um pintor expressionista abstrato, este trabalho busca relacionar o elemento principal de suas artes: a intensidade com que produziam suas obras através de seus improvisos.
Os documentos, as principais referências biográficas, inclusive os registros performáticos dos artistas vídeos, discografias e pinturas utilizados nesta pesquisa são do período compreendido entre 1947 e 1967
Descrição
Palavras-chave
performance , intensidade , John Coltrane , Jackson Pollock , performance , intensity , John Coltrane , Jackson Pollock
Assuntos Scopus
Citação
MORI-LEITE, Thiago. Linguagem - intensidade - performance. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.