Canto coral: um estudo sobre a prática do canto na escola

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2011-08-19
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Faria, Marcio Antonio
Orientador
Giora, Regina Célia Faria Amaro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Aquino, Maria Aparecida de
Sakamoto, Cleusa Kazue
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Este trabalho propõe algumas reflexões sobre o canto coral no ambiente escolar, tendo como objetivo principal demonstrar como é possível uma professora generalista desenvolver uma prática musical no ensino fundamental contando com suas habilidades naturais e com o desenvolvimento dessas habilidades num programa de formação continuada em música. Para tanto, foram realizadas entrevistas e atividades com a professora, e feita uma análise não somente dos ensaios, mas também das características de seu trabalho que só mediante uma observação mais específica podem ser ressaltadas. Por meio da análise da entrevista e observação das atividades da professora e da atuação do coral, além do levantamento bibliográfico e de documentos específicos, pôde-se ter acesso aos caminhos percorridos e às concepções de educação musical subjacentes ao trabalho da professora. Este trabalho permite concluir que o canto coral é estratégia fundamental para o desenvolvimento das diversas inteligências e das habilidades cognitivas e sociais do estudante, bem como contribui com algumas sugestões de atividades musicais e corrobora com o trabalho multidisciplinar do professor da área
Descrição
Palavras-chave
canto coral , educação musical , capacitação de professores , choir singing , musical education , training educators
Assuntos Scopus
Citação
FARIA, Marcio Antonio. Canto coral: um estudo sobre a prática do canto na escola. 2011. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.