Embalagem: um conceito do imagético perecível
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2011-02-23
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Quaresma, Carla Ronchi
Orientador
Azevedo, Wilton Luiz de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Tiburi, Marcia Angelita
Bastos Filho, Heliodoro Teixeira
Bastos Filho, Heliodoro Teixeira
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
O presente estudo aborda aproximações dos conceitos de embalagem e imagem e, considera os impactos tecnológicos que viabilizam a reprodução de embalagens-imagens em série apontando o ―uso‖ ou ―consumo efêmero‖ das imagens descartáveis. Retrata um histórico das embalagens de consumo no Brasil paralelamente com pesquisadores que abordam conceitos de design, comunicação e imagem e busca a interdisciplinaridade das características selecionadas. Destaque para ―O mundo codificado‖ de Flusser (2007) como principal suporte. Explana a dependência humana frente à fabricação e utilização de embalagens. A questão é identificar seus aspectos comunicativos e intersubjetivos, além de analisá-la sob o ponto de vista do perecível. Neste ínterim depara-se então com Christo Javacheff e Jeanne-Claude e seus famosos ―empaquetages‖. Ao se buscar uma perspectiva histórica das embalagens de produtos, optou-se em apontar e extrair os principais fatos da sua evolução no Brasil. Aborda o ato de embalar diante da sociedade de consumo, em diálogo com os estudos de Certeau e Baudrillard, que investigam o comportamento da sociedade frente ao uso desses tipos de imagens e representações. Reconhece a embalagem como imagem, diante da saturação imagética da atualidade. Depara-se com o termo ―imago‖, que segundo Debray era a máscara moldada a partir do rosto de um morto e chega-se a Flusser e sua teoria sobre a codificação do mundo, na qual nos chama a atenção o fato de vivermos na era da saturação imagética e surgem dois campos complexos: a imagem e a comunicação. A banalização da imagem na sociedade de consumo é observada nas obras de Andy Warhol, crítico à comunicação visual e por fim, Baitello Junior que inaugura o termo ICONOFAGIA que lembra os rituais antropofágicos praticados pelos índios
Descrição
Palavras-chave
embalagem , imagem , comunicação , efemeridade , package , image , communication , ephemerality
Assuntos Scopus
Citação
QUARESMA, Carla Ronchi. Embalagem: um conceito do imagético perecível. 2011. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.