Programa Fazendo Escola : educando para novos valores no trânsito: um estudo de caso com professores
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2011-02-21
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Kiefer, Josefina Giacomini
Orientador
Sanchez, Petra Sanchez
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Rampazzo, Loris Graldi
Giora, Regina Célia Faria Amaro
Giora, Regina Célia Faria Amaro
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A educação para o trânsito pode ser um importante instrumento tanto para a construção de valores cidadãos no trânsito quanto para a disseminação de saberes e práticas à educação ambiental. Este estudo apresenta os programas de educação não-formal desenvolvidos pela Companhia de Engenharia de Tráfego e como estas ações podem contribuir para uma convivência mais harmônica no espaço urbano
paulistano, inclusive, com relação às questões relacionadas ao meio ambiente. Estes programas foram citados na Agenda 21 da cidade de São Paulo, como veículos para a educação ambiental. Em especial, foi descrito e analisado o Programa Fazendo Escola: educando para novos valores no trânsito , que objetiva capacitar os professores para o desenvolvimento do tema trânsito e suas diferentes
abordagens, assim como cidadania e meio ambiente, nas escolas. O segmento analisado refere-se aos professores de Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos. Foram entrevistados 86 professores que participaram da
capacitação no período de abril de 2007 a fevereiro de 2010. Para tabulação dos dados coletados foi utilizado o software Qualiquantsoft, que permite a obtenção do Discurso do Sujeito Coletivo. Com esta pesquisa, foi possível identificarem-se pontos positivos no programa, como a realização de projetos, nas unidades escolares, que promovem uma abordagem interdisciplinar, inclusive integrando os conteúdos de meio ambiente e cidadania; a preocupação do corpo docente em construir projetos que consideram a especificidade local. Entre os pontos identificados para ações de melhoria estão a baixa adesão do professorado ao chamado para participação na capacitação e a falta de instrumentos para o acompanhamento da implantação ou
não de projetos nas escolas. Contudo o programa é muito bem-avaliado pelos professores que participam da capacitação. Os docentes dizem-se satisfeitos com os
conteúdos, a metodologia, entre outros quesitos avaliados pela pesquisa, o que demonstra ser válido o investimento em ações de melhoria para este tipo de programa
Descrição
Palavras-chave
educação ambiental , educação para o trânsito , meio
ambiente , environmental education , traffic education , environment
Assuntos Scopus
Citação
KIEFER, Josefina Giacomini. Programa Fazendo Escola : educando para novos valores no
trânsito: um estudo de caso com professores. 2011. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.