Show simple item record

dc.creatorOliveira, Igor Alves Dantas de
dc.date.accessioned2020-04-18T21:48:35Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:10:01Z
dc.date.available2020-05-28T18:10:01Z
dc.date.issued2019-12-16
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Igor Alves Dantas de. O educador-pescador: uma metáfora sobre a formação empática do professor a partir de Rogers, Jung, Hemingway. 2019. [140 f.]. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24679
dc.description.abstractThis thesis sets forth the development of an emphatic look as part of educator's development for acting as facilitators of the learning process. This is a theoretical, bibliographical and qualitative research based mainly on authors Carl Rogers of Humanistic Psychology and Carl Gustav Jung of Analytical Psychology. The essay intends to demonstrate through reflection upon the proposed theoretical basis that the process of developing empathy requires educators to look at themselves before looking at others. It requires recognizing their own weaknesses before being able to facilitate Roger's self-actualization of students in every dimension. This research uses the literary work of Ernst Hemingway "The Old Man and the Sea" for constructing a metaphor of the Fisher-Educator - the educator who searches inside him or herself for elements that will enable the development of empathy, which will in turn enable a learning-facilitating approach. This is an interdisciplinary research in the fields of Education, the Arts, and History of Culture, focusing on Psychology of Learning through a humanistic approach to education.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação centrada no alunopor
dc.subjectolhar empáticopor
dc.subjectformação de professorespor
dc.titleO educador-pescador: uma metáfora sobre a formação empática do professor a partir de Rogers, Jung, Hemingwaypor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.description.resumoEste trabalho versa sobre o desenvolvimento do olhar empático como parte do processo da formação de professores para atuação como facilitadores da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa teórica, bibliográfica e qualitativa tendo por base referencial principal os autores Carl Rogers da Psicologia Humanista e Carl Gustav Jung da Psicologia Analítica. Pretende-se demonstrar através da reflexão das balizas propostas que o processo da formação empática do professor demanda um olhar para dentro antes de um olhar para o outro reconhecendo suas próprias fragilidades pessoais para então conseguir facilitar a autorrealização de seus alunos em todas as dimensões. A pesquisa se utiliza da obra literária "O Velho e o Mar" de Ernest Hemingway para uma construção metafórica do educador-pescador, aquele que busca dentro de si os elementos para o desenvolvimento empático que poderá ser útil em uma abordagem facilitadora de aprendizagem. Esta é uma pesquisa interdisciplinar nas áreas de Educação, Arte e História da Cultura com enfoque na Psicologia da Aprendizagem em uma abordagem Humanista da Educação.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3267525309956512por
dc.contributor.advisor1Ambrogi, Ingrid Hötte
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989por
dc.contributor.referee1Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481por
dc.contributor.referee2Mendes, Marcel
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6182477842336805por
dc.contributor.referee3Feijó, Martin Cezar
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5027900632073057por
dc.contributor.referee4Bidarra, Clemara
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8848233761207304por
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4253/2/Igor%20Alves%20Dantas%20de%20Oliveira.pdf
dc.keywordsstudent-centered educationeng
dc.keywordsemphatic lookeng
dc.keywordsdevelopment of educatorseng


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record