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dc.creatorFernandes Júnior, José Paulo
dc.date.accessioned2020-04-03T14:09:26Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:10:00Z
dc.date.available2020-05-28T18:10:00Z
dc.date.issued2019-12-02
dc.identifier.citationFERNANDES JÚNIOR, José Paulo. Gestão educacional em instituições confessionais no contexto brasileiro: singularidades e desafios. 2019. 191 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24677
dc.description.abstractBrazilian education was historically based on a Christian worldview, introduced by Catholic and Protestant segments. According to the Law the confessional school is under protection since the 1988's Federal Constitution and by the Law of Guidelines and Basis for National Education (LDB, article 20), which, by its tum, provide legal grounds for private or non­ public schools to carry on their teaching program in ali areas, following its religious orientation. In this context, this study aims to analyze the confessional identity and how to measure the influence of confessionality in the management of tow intuitions of under graduation degree: A Protestant Reformed one and a Catholic one, examining their contradictions and challenges in the Brazilian complex management scenario on this field. The approaches, its concepts and basis were developed through the Max Weber's foundations, constructs and applications of ideal type, becoming a methodological resource of the analysis of reality, taking as a start point empirical data, assuming that it is possible to understand the reality through such established relations. In order to consider the quality and power of this influence, guide us to the understanding that indicate the confessional (faith-based) institutions should review or reaffirm their identities and goals in the contemporary society. In addition, they need to rethink their epistemology, attitude, teaching content and how the actions will result and reflect in their management and academic excellence.eng
dc.description.sponsorshipInstituto Presbiteriano Mackenziepor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectconfessionalidadepor
dc.subjecteducação superiorpor
dc.subjectgestãopor
dc.subjecttaxonomiapor
dc.titleGestão educacional em instituições confessionais no contexto brasileiro: singularidades e desafiospor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.resumoA educação brasileira foi historicamente firmada com base em uma cosmovisão cristã, introduzida por segmentos católicos e protestantes. No âmbito legal, a escola confessional foi amparada pela Constituição Federativa do Brasil de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em seu artigo 20, garantindo o direito às instituições de ensino não público a ministrarem o ensino em todas as áreas com bases em uma orientação religiosa, ou cosmovisão, específica. Nesse contexto, este estudo tem por objeto analisar a identidade confessional e como perceber as influências da confessionalidade na gestão de duas instituições de ensino superior no Estado de São Paulo, sendo uma protestante reformada e a outra católica, examinando suas contradições e desafios no complexo posicionamento de gestão no cenário da educação superior do Brasil. As abordagens, seus conceitos e suas bases são desenvolvidos mediante os fundamentos, construções e aplicações do tipo ideal de Max Weber, configurando-se como um recurso metodológico, para a análise da realidade, partindo de dados empíricos, no pressuposto de que há possibilidade de entender uma realidade mediante as relações que são estabelecidas. Nesse sentido, apresenta um panorama de como as instituições confessionais tem procurado vivenciar a sua confessionalidade em relação aos aspectos acadêmicos, voltando o olhar às alternativas de taxonomias ou da classificação resultante. Apostar na qualidade e no poder dessa influência aponta para a diretriz de que as instituições confessionais que pretendem rever ou reafirmar suas identidades e propósitos na sociedade contemporânea. Ademais, essas organizações precisam repensar as epistemologias, as posturas, os conteúdos e os resultados das ações resultantes dessa reflexão em sua gestão administrativa e excelência acadêmica.por
dc.contributor.advisor-co1Vieira, Marili Moreira da Silva
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3317058339527444por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0847502125782128por
dc.contributor.advisor1Souza Neto, João Clemente de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3200985522734291por
dc.contributor.referee1Bueno, Marcelo Martins
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5593879626315474por
dc.contributor.referee2Pereira, João Baptista Borges
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7998288335836364por
dc.contributor.referee3Luz, Monica Abud Perez de Cerqueira
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5938702132522434por
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4193/5/Jos%C3%A9%20Paulo%20Fernandes%20J%C3%BAnior.pdf
dc.keywordsconfessionalityeng
dc.keywordscollege educationeng
dc.keywordsmanagementeng
dc.keywordstaxonomyeng


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