Perspectivas, tensões e desafios do programa nacional escolas sustentáveis nas escolas estaduais de Araçatuba/SP
Tipo
Tese
Data de publicação
2019-02-21
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Santos, Ricardo Miranda dos
Orientador
Souza Neto, João Clemente de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mizukami, Maria da Graca Nicoletti
Silva, Paulo Fraga da
Másculo, José Cássio
Malaco, Laís Helena
Silva, Paulo Fraga da
Másculo, José Cássio
Malaco, Laís Helena
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A escola pode ser um ambiente que promova conexões, crie oportunidades para
reflexões diante dos dilemas contemporâneos de nossa sociedade e forme alunos
cientes de suas responsabilidades. Os problemas ambientais constituem-se na
atualidade como um desses dilemas e a Educação Ambiental possui o papel
importante de discutir os processos de transformações e de como reavaliar nossa
relação com o “eu”, “outro” e com o planeta. A pesquisa busca perceber os limites e
as possibilidades do Programa Nacional Escolas Sustentáveis (PNES) como
proposta de Política Pública Educacional na tangibilidade da Educação Ambiental
nas escolas estatuais no município de Araçatuba/SP, sob a óptica dos gestores e
docentes que participaram de sua implementação e gestão. A tese contemplou a
seguinte problemática de pesquisa: quais são os principais desafios e possibilidades
relativos ao processo de ambientalização curricular promovidos pela PNES e como
as práticas e ações em Educação Ambiental desenvolvidas na escola, agora não
mais como receptora das políticas públicas, são repensadas em seus contextos. O
PNES trabalhou com diversos conceitos como; sustentabilidade, escolas
sustentáveis e espaços educadores sustentáveis. Assim, sua proposta é de
contribuir para uma ressignificação dos espaços escolares e de outros ambientes de
aprendizagem na construção de uma sociedade sustentável. Por isso, os espaços
educadores sustentáveis e as escolas sustentáveis estão pautados em três
dimensões inter-relacionadas: espaço, gestão e currículo, onde a formação seja
apoiada na criação de contextos de aprendizagem exigentes e estimulantes, que
possibilitem o desabrochar das capacidades individuais e coletivas e que
desenvolvam as competências que permitam construir uma sociedade mais
harmoniosa, equilibrada, livre e justa. O método utilizado na pesquisa foi a
Hermenêutica de Profundidade (HP) proposta por John Thompson (2011), que
considera a Interpretação da Doxa e mais três procedimentos: Análise Sócio-
Histórica, Análise Formal ou Discursiva e a Interpretação / Reinterpretação. Esses
três procedimentos não são cronológicos, mas complementares. Para a Análise
Formal ou Discursiva optamos em utilizar a Análise de Conteúdo (AC) que é um
procedimento metodológico de organização e análise de dados proposto por Bardin
(2009). A investigação procura evidenciar as potencialidades, problemas e desafios
do PNES por meio das entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa são
professores e gestores que participaram da elaboração, implantação, execução e
gestão dos projetos das escolas, totalizando 11 entrevistas. Com a pesquisa
compreendemos que a proposta do Programa Nacional Escolas Sustentáveis
(PNES) é essencial para o fortalecimento de ações e práticas de Educação
Ambiental Crítica, para contrapor os processos hegemônicos e para contribuir com a
transformação da realidade, além de ampliar as bases para fundarmos sociedades
sustentáveis. Portanto, uma escola deve ser reflexiva, concebida para se organizar e
(re) pensar a si própria continuamente. Trata-se de um processo de confronto com o
“fazer” suas atividades e ressignificar sua missão social em um processo heurístico.
Descrição
Palavras-chave
educação ambiental , espaços educadores sustentáveis , escolas sustentáveis , currículo , gestão
Assuntos Scopus
Citação
SANTOS, Ricardo Miranda dos. Perspectivas, tensões e desafios do programa nacional escolas sustentáveis nas escolas estaduais de Araçatuba/SP. 2019. 292 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.