Show simple item record

dc.creatorSantos, Rodrigo Barboza dos
dc.date.accessioned2019-06-27T15:27:05Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:09:58Z
dc.date.available2020-05-28T18:09:58Z
dc.date.issued2019-04-26
dc.identifier.citationSANTOS, Rodrigo Barboza dos. A leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docente. 2019. 172 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24664
dc.description.abstractThe present research aims to investigate how artistic elements can appear in Philosophy classes for High School in the São Paulo teaching network. One of the main premises of this thesis concerns the fact that art does not represent an absolute truth, although it brings with it aspects of reality. It is a personal and living interpretation that can engender creative problematizations and that can enhance experiences, including philosophical ones. It is not illustration: it is power of experience, creation and reflection. For this, the teacher of Philosophy understands a vital importance, since its classes can be a workshop of creation of concepts (and not of apprehension of concepts), which implies in experiences of the thought and, therefore, aesthetic experiences. From the analysis of the official documents related to Philosophy as a school discipline, the research carried out with its teachers and other theoretical references, challenges are indicated for the formation of Philosophy teachers for High School in the sense that Philosophy classes are become workshops of conceptual production, a privileged place for philosophical thinking experiments to be carried out, driven by contemporary art and culture.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectensino de filosofiapor
dc.subjectimagens artísticaspor
dc.subjectformação de professorespor
dc.titleA leitura de imagens artísticas nas aulas de filosofia no ensino médio: desafios à formação docentepor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como finalidade investigar o modo como elementos artísticos podem aparecer nas aulas de Filosofia para o Ensino Médio na rede paulista de ensino. Uma das principais premissas desta tese diz respeito ao fato da arte não representar uma verdade absoluta, ainda que traga consigo aspectos da realidade. Ela é uma interpretação pessoal e viva que pode engendrar problematizações criativas e que podem potencializar as experiências, inclusive as filosóficas. Ela não é ilustração: ela é potência de experiência, criação e reflexão. Para tanto, compreende-se no professor de Filosofia uma importância vital, pois suas aulas podem ser uma oficina de criação de conceitos (e não de apreensão de conceitos), o que implica em experiências do pensamento e, portanto, experiências estéticas. A partir das análises em relação aos documentos oficiais relativos à Filosofia enquanto disciplina escolar, da pesquisa realizada com seus professores e de outros referenciais teóricos, são indicados desafios à formação de professores de Filosofia para o Ensino Médio no sentido de que as aulas de Filosofia se tornem oficinas de produção conceitual, local privilegiado para que aconteçam experiências do pensar filosófico impulsionadas também pela arte e a cultura na contemporaneidade.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0749501519385784por
dc.contributor.advisor1Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7167254305943668por
dc.contributor.referee1Hardagh, Claudia Coelho
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4855101093806729por
dc.contributor.referee2Bueno, Marcelo Martins
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5593879626315474por
dc.contributor.referee3Lorieri, Marcos Antonio
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2474684049522416por
dc.contributor.referee4Lima, Fransmar Barreira Costa
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7186073312327002por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/19155/Rodrigo%20Barboza%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3949/5/Rodrigo%20Barboza%20dos%20Santos.pdf
dc.keywordsteaching philosophyeng
dc.keywordsartistic imageseng
dc.keywordsteacher trainingeng


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto