Show simple item record

dc.creatorFontes, Filipe Costa
dc.date.accessioned2018-11-08T17:19:07Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:09:57Z
dc.date.available2020-05-28T18:09:57Z
dc.date.issued2018-06-21
dc.identifier.citationFONTES, Filipe Costa. Cultura brasileira e educação: indícios de estetismo na história do planejamento educacional brasileiro. 2018. 237 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24657
dc.description.abstractIn his cultural hermeneutics, Mario Vieira de Mello suggests that a spiritual trait, called aestheticism, characterizes the Brazilian culture. This concept, originated in the transposition of elements, such as from an individual and subjective life to a collective and cultural life, of Soren Kierkegaard's philosophical existentialism, refers to a way of being in which the individual is attached to what is external and apparent. For Vieira de Mello, unlike other cultures that were forged in the context of the necessary tension between aesthetic and ethical principles, the Brazilian culture, for historical reasons and nation's voluntary choice, was possibly forged under the sole influence of the aesthetic principle, what would justify its strong ornamental nature. Considering Mario Vieira de Melo’s contribution to cultural hermeneutics, this work intends to verify if what he denominated as aestheticism of the Brazilian culture can be identified in the history of the Brazilian educational planning. As this is a comprehensive subject, the present study will focus on the discussions held around the idea of a National Plan of Education, considering the plans outlined in 1962 and in 2001. In undertaking this practical approach, this study intends to be engaged in academic debates about the relationship between education and culture, suggesting that when we consider the spiritual dimension influence of culture on education, we can enhance the understanding of its pedagogical dimension and the ways to face its dilemmas.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectculturapor
dc.subjectcultura brasileirapor
dc.subjectestetismopor
dc.subjectPlano Nacional de Educaçãopor
dc.titleCultura brasileira e educação: indícios de estetismo na história do planejamento educacional brasileiropor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.resumoEm sua hermenêutica cultural, Mario Vieira de Mello sugeriu que a cultura brasileira seria caracterizada por um traço espiritual denominado estetismo. Este conceito, originado da transposição de elementos do existencialismo filosófico de Soren Kierkegaard, da vida individual e subjetiva para a vida coletiva e cultural, refere-se a um modo de ser apegado ao que é exterior e aparente. Para Vieira de Mello, ao contrário de outras culturas, que teriam sido forjadas no contexto da tensão necessária entre os princípios estético e ético, por razões históricas e de escolha voluntária da nação, a cultura brasileira teria sido forjada sob a influência exclusiva do princípio estético, razão pela qual sofreria de uma forte natureza ornamental. Reconhecendo a contribuição da hermenêutica cultural de Mario Vieira de Mello, este trabalho pretende verificar se indícios do que ele denominou de estetismo da cultura brasileira podem ser encontrados na história do planejamento educacional brasileiro. Para tornar possível a consideração de um objeto abrangente como este, o trabalho adota como eixo temático a discussão em torno da ideia de um Plano Nacional da Educação, e como marcos temporais, os Planos elaborados em 1962 e 2001. Ao realizar este empreendimento de natureza mais prática o trabalho procura participar do debate acadêmico a respeito da relação entre educação e cultura, sugerindo que considerar a influência da dimensão espiritual da cultura sobre a educação pode trazer benefícios para o entendimento de sua dimensão pedagógica e o enfrentamento de seus dilemas.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0052759287500156por
dc.contributor.advisor1Giora, Regina Célia Faria Amaro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7987535061534762por
dc.contributor.referee1Bueno, Marcelo Martins
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5593879626315474por
dc.contributor.referee2Andrade, Maria de Fátima Ramos de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2272192785424412por
dc.contributor.referee3Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2170526237232776por
dc.contributor.referee4Aquino, Maria Aparecida
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2277468751962116por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/17603/Filipe%20Costa%20Fontes.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3729/5/Filipe%20Costa%20Fontes.pdf
dc.keywordseducationpor
dc.keywordsculturepor
dc.keywordsBrazilian culturepor
dc.keywordsaestheticismpor
dc.keywordsNational Education Planpor


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto