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dc.creatorBrito, Emerson Rodrigues de
dc.date.accessioned2018-10-17T18:17:03Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:09:57Z
dc.date.available2020-05-28T18:09:57Z
dc.date.issued2018-08-08
dc.identifier.citationBRITO, Emerson Rodrigues de. Relações imagéticas entre artes plásticas e cinema: universos paralelos?: problematizando a elaboração de "A garota dinamarquesa". 2018. 306 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24653
dc.description.abstractThe present thesis entitled "Imaginary Relations Between Plastic Arts and Cinema: Parallel Universes? Problematicising the Elaboration of the Danish Girl", had as central hypothesis the issue of reading the poetic narrative of the film as a symbolic expression of a religious / creationist theme through the Direction of Art. The idea of the analysis of the film "The Danish Girl" starts from the investigation of the cinematographic language through relations with the plastic arts for the construction of this narrative. This analysis discusses issues related to the process of recognition of plastic works, their concepts and symbolic languages used in the cinema communication system. The cinematographic narrative uses the Direction of Art in the search to develop and present a proposal of observation to the process of creation that makes it possible to guide the discussion about the understanding of a film work. We call this proposal Analysis and Construction of Poetic Narrative. The development of this proposal is directly related to the way in which the process of visual creation of the plastic arts and the cinema is defined. Therefore, the recognition and analysis of aesthetic conceptions in the History of Art position the cinematographic narrative as adaptations to be appreciated not as a mere transposition, but as a rereading, with originality and own values.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectartepor
dc.subjectcinemapor
dc.subjectcriacionismopor
dc.subjecthistóriapor
dc.subjectlinguagenspor
dc.subjectnarrativapor
dc.subjectpoéticapor
dc.titleRelações imagéticas entre artes plásticas e cinema: universos paralelos?: problematizando a elaboração de "A garota dinamarquesa"por
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.description.resumoA presente tese intitulada "Relações Imagéticas entre Artes Plásticas e Cinema: Universos Paralelos? Problematizando a Elaboração de A Garota Dinamarquesa", teve como hipótese central a questão de leitura narrativa poética do filme como expressão simbólica de um tema religioso / criacionista por meio da Direção de Arte. A ideia da análise do filme "A Garota Dinamarquesa" parte da investigação da linguagem cinematográfica por meio de relações com as artes plásticas para a construção dessa narrativa. Tal análise discute questões relativas ao processo de reconhecimento de obras plásticas, seus conceitos e linguagens simbólicas utilizadas no sistema de comunicação do cinema. A narrativa cinematográfica utiliza-se da Direção de Arte na busca de desenvolver e apresentar uma proposta de observação ao processo de criação que possibilite orientar a discussão sobre o entendimento de uma obra fílmica. Denominamos tal proposta de Análise e Construção da Narrativa Poética. O desenvolvimento desta proposta está diretamente relacionado à maneira como se define o processo de criação visual das artes plásticas e do cinema. Portanto, o reconhecimento e a análise de concepções estéticas na História da Arte posicionam a narrativa cinematográfica como adaptações a serem apreciadas não como uma mera transposição, mas como uma releitura, com originalidade e valores próprios.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4620603986296311por
dc.contributor.advisor1Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9520043604080391por
dc.contributor.referee1Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9520043604080391por
dc.contributor.referee2Silva, Dulcília Lúcia de Oliveira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7876383208717388por
dc.contributor.referee3Ramos, Rosangela Patriota
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8434935867197930por
dc.contributor.referee4Resende, Patrícia Helena Soares Fonseca Rossi de
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7202646888012480por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/17303/Emerson%20Rodrigues%20de%20Brito.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3686/5/Emerson%20Rodrigues%20de%20Brito.pdf
dc.keywordsarteng
dc.keywordsmovie theatereng
dc.keywordscreationismeng
dc.keywordshistoryeng
dc.keywordslanguageseng
dc.keywordsnarrativeeng
dc.keywordspoeticeng


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