Show simple item record

dc.creatorFavaro, José Estevão
dc.date.accessioned2018-09-17T11:30:27Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:09:56Z
dc.date.available2020-05-28T18:09:56Z
dc.date.issued2018-06-22
dc.identifier.citationFAVARO, José Estevão. Metodologias ativas: estratégias propostas em práticas pedagógicas no curso de publicidade e propaganda: período de 2013 a 2017. 2018. 136 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24650
dc.description.abstractThis thesis aims at presenting a study concerning the degree of college teachers who teaches students from the Advertising and Marketing course at an educational institution in São Paulo and identifying which teaching methodologies they use in their classes and if the Political and Educational Project recommend these. For this purpose, we carried out a qualitative research with educators who teach creative and marketing disciplines, divided not only by students’ degree but also considering the period in which such teachers started giving the course. From the responses obtained, we could verify that educators have a degree in different areas, including Social Communication, they are unfamiliar with active methodologies, and either they use methodologies similar to the ones they learned as students or they developed another way of conveying knowledge. They show some confusion concerning the expression “learn to teach to teach to learn,” and they believe it is a matter of learning contents, and not learn to teach so that they can teach students to learn.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectaprenderpor
dc.subjectensinarpor
dc.subjectformação docentepor
dc.subjectmetodologias ativaspor
dc.subjectcurso de publicidade e propagandapor
dc.titleMetodologias ativas: estratégias propostas em práticas pedagógicas no curso de publicidade e propaganda: período de 2013 a 2017por
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.description.resumoEsta tese tem por objetivo apresentar um estudo referente à formação dos professores de ensino superior, que ministram aulas no curso de Publicidade e Propaganda de uma instituição de ensino superior na cidade de São Paulo, identificar quais metodologias de ensino utilizam e se elas são recomendadas pelo Projeto Político Pedagógico. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa com professores que ministram aulas na área de criação e de marketing, divididos não só pela linha de formação dos alunos, mas também pelo período em que ingressaram como professores no curso. Pelas respostas obtidas, foi possível verificar que os educadores têm formação docente em diferentes cursos, inclusive em Comunicação Social, desconhecendo as metodologias ativas e se utilizando em sala de aula de estratégias de ensino semelhantes àquelas que aprenderam enquanto alunos ou desenvolveram alguma forma própria de transmitir conhecimentos. Apresentam alguma confusão com o “aprender a ensinar para ensinar a aprender”, acreditando ser uma questão de aprender conteúdos, e não como ensinar para então ensinar os alunos a aprenderem.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6576810942613172por
dc.contributor.advisor1Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2121396261196481por
dc.contributor.referee1Andrade, Maria de Fátima Ramos de
dc.contributor.referee1LattesMaria de Fátima Ramos depor
dc.contributor.referee2Aparício, Ana Sílvia Moço
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8495340055635407por
dc.contributor.referee3Duarte, Marcos Nepomuceno
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9148704066781850por
dc.contributor.referee4Demarchi, Rita de Cassia
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4770016544453387por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/16983/Jos%c3%a9%20Estev%c3%a3o%20Favaro.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3651/5/Jos%C3%A9%20Estev%C3%A3o%20Favaro.pdf
dc.keywordslearneng
dc.keywordsteacheng
dc.keywordsteacher formationeng
dc.keywordsactive methodologieseng
dc.keywordsadvertising and marketing courseeng


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto