Show simple item record

dc.creatorFonseca, Eglon Pinto da
dc.date.accessioned2018-04-28T17:21:36Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:09:55Z
dc.date.available2020-05-28T18:09:55Z
dc.date.issued2018-02-06
dc.identifier.citationFONSECA, Eglon Pinto da. O corpo e seus sentidos: perscrutando possibilidades no trabalho do arte educador circense. 2018. 132 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24645
dc.description.abstractThis research investigates the senses that (how) circus art-educators attribute to body movement, and how these beliefs are articulated in their educational actions. The objective was in fact to their practices through their testimonies and, later on, to explore possibilities for an interlocution between their subjectivities, the concept of education circa and some assumptions of the paradigm of corporeity. To collect this information we used the semi-structured interview and recorded the testimonies for later transcription, in full. How information was organized, and they were extracted as units of meaning more enlightening for our purpose. Based on the information gathered, together with the educators and the theoretical-methodological reference, it is possible to perceive that their works can assume different meanings. However, there was a consensus among these professionals that body movement, not circus, is technical, expressive-communicative and contributes to the development of body awareness. As reflexes made at the end of the work suggest the need to go deeper into the question by proposing new research, so that more clarity of what is to be educated through languages is presented.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectpráticas corporais circensespor
dc.subjectarte-educaçãopor
dc.subjectaprendizagem corporalpor
dc.titleO corpo e seus sentidos: perscrutando possibilidades no trabalho do arte educador circensepor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa investigou os sentidos que os(as) arte-educadores circenses atribuem ao movimento corporal, e como essas crenças se articulam nas suas ações educativas. O objetivo foi o de compreender às suas práticas por meio de seus depoimentos para, posteriormente, perscrutar possibilidades de realizar uma interlocução entre suas subjetividades, o conceito de educação circense e alguns pressupostos do paradigma da corporeidade. Para coletar essas informações recorremos à entrevista semiestruturada e gravamos os depoimentos para posterior transcrição, na integra. As informações foram organizadas, e delas foram extraídas as unidades de significado mais esclarecedoras para o nosso objetivo. A partir das informações levantadas, junto aos(as) educadores(as) e o referencial teórico-metodológico, foi possível perceber que os seus trabalhos podem assumir diferentes sentidos. No entanto, houve o consenso, entre esses profissionais, de que o movimento corporal, no circo, é técnico, expressivo-comunicativo e contribui para o desenvolvimento da consciência corporal. As reflexões realizadas ao final desse trabalho sugerem a necessidade de se aprofundar na questão propondo novas pesquisas, para que se tenha maior clareza do que seja educar por meio dessas linguagens.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8431839955566277por
dc.contributor.advisor1Bueno, Marcelo Martins
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5593879626315474por
dc.contributor.referee1Assis, Silvana Maria Blascovi de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6553900966729412por
dc.contributor.referee2Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7167254305943668por
dc.contributor.referee3Bissoto, Maria Luisa Amorim Costa
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5521397779453520por
dc.contributor.referee4Favaretto, Celso Fernando
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4298908601278259por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/16441/Eglon%20Pinto%20da%20Fosceca.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3561/5/Eglon%20Pinto%20da%20Fosceca.pdf
dc.keywordscircus corporal practiceseng
dc.keywordsart-educationeng
dc.keywordsbody of learningeng


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto